Dicas e truques para quem se aventura no Facebook

7 min de leitura
Imagem de: Dicas e truques para quem se aventura no Facebook

Facebook

Você já deve ter lido aqui mesmo no Baixaki que o Orkut é a maior rede social no Brasil e na Índia. No entanto, a liderança do Facebook no resto do mundo é inquestionável, e ele começa a alcançar um bom número de usuários também em território nacional.

Impulsionado por mudanças em seu layout, tradução para o português e vários jogos sociais, o Facebook também conta com a vantagem de oferecer interação com pessoas de todos os lugares do mundo. Portanto, para enviar e receber mensagens de seus amigos de outros países, ele é o canal.

Além disso, o Facebook também contou com a migração de muitos usuários que, insatisfeitos com as mudanças feitas no Orkut, resolveram se abrigar em outra rede social.  E, por mais que a rede social do Google tenha implementado algumas das funções do Facebook, podemos concordar que ainda está um tanto quanto confuso.

Mas mesmo com este sucesso, ainda existem muitos usuários que acham o Facebook, com sua timeline de atualizações e integração com outras redes sociais, complicado e bagunçado. Para isso, criamos uma lista com dicas e truques para utilizar a popular rede social de Mark Zuckerberg com sucesso!

Entendendo a interface do Facebook

A home do Facebook é dividida em três partes. A primeira coluna tem um link para seu perfil e outra para editar as informações da rede. Logo abaixo, você pode visualizar atalhos para as atualizações (Feed de notícias), mensagens que você recebe (que são privadas, como emails), eventos para os quais é convidado e sua lista de amigos.

Ainda nesta coluna, é possível visualizar os aplicativos e jogos vinculados ao seu perfil, além de fotos, grupos dos quais você participa e páginas que criou. Se você não sabe o que é isso, fique tranquilo que ainda vamos explicar.

O Feed de notícias é a coluna central. Nela, é possível ver todas as atualizações de seus amigos na rede. E quando dizemos todas, pense que esta timeline exibe fotos, vídeos, links enviados, mensagens postadas no mural, recados que você recebe e atualizações de serviços vinculados - como blogs, Twitter e Grooveshark.

Feed de Notícias

A última coluna sempre informa o recebimento de convites para eventos, solicitações de jogo, indicações de amigos e anúncios de publicidade. Por fim, no canto inferior direito, há um bate-papo que indica os contatos do Facebook que estão online, para você conversar.

Abas do seu perfil

O perfil do Facebook também é diferente, com abas e links que você mesmo pode organizar. Ele é dividido, basicamente, em Mural, Informações e Fotos – mas é possível adicionar outras abas, com aplicativos que você coloca no perfil.

Perfil

A aba “Mural” apresenta suas atualizações. Ela é a primeira coisa que fica visível para seus amigos e contatos. Lá você pode deixar e receber recados, que aparecem no Feed de Notícias de todos que estiverem em sua lista.

“Informações” é a aba principal exibida para usuários do Facebook que não estão em sua lista de contatos. Lá você adiciona cidade onde mora, data de aniversário, interesses, local de trabalho e estudo, entre outros. Esta aba também exibe os grupos e páginas dos quais você faz parte.

E, por fim, a aba Fotos. Nela é possível visualizar todos os álbuns criados por você, fotos de seu perfil (há um álbum com todas as imagens de avatar que você já utilizou) e ver aquelas nas quais você foi marcado nos álbuns de seus amigos.

A barra principal do Facebook

Sempre que uma atualização ocorrer, a barra principal é a responsável por avisar o usuário sobre o que há de novo em seu perfil. Ao clicar em "Facebook", você tem acesso à página principal da rede social. O primeiro ícone é responsável por avisar quando há novas solicitações de amizade, ou indicações de contato.

Barra principal

O ícone seguinte é atualizado quando você recebe uma mensagem privada, e o último é responsável por avisar quando existem atualizações e comentários em seu mural. Além disso, sempre que comentar a publicação de um contato, as respostas que você receber também podem ser visualizadas.

Configurando sua privacidade

A privacidade é uma questão muito debatida no Facebook. Mas a dica aqui é: como se proteger e exibir somente o que deseja. Clique em "Conta", no canto superior direito. Em seguida, "Configurações de privacidade".

Privacidade

Lá você pode determinar o que fica visível para todos os usuários, para amigos de amigos ou somente para seus contatos. Apesar de existirem padrões determinados, você mesmo pode personalizar sua privacidade.

Como ocultar usuários, aplicativos e jogos

Agora que já mostramos uma visão geral de como a interface do Facebook funciona, vamos aos truques que podem fazer com que sua experiência nesta rede social seja mais agradável.

Como já falamos, a home do Facebook traz o Feed de Notícias, com as atualizações de todos os seus contatos e páginas que você segue. Mas isso também significa receber uma atualização no mural toda vez que seu amigo encontrar um novo bichinho em um jogo social ou responder a um novo quiz.

Para resolver esse problema, o Facebook trouxe uma solução muito prática – que recentemente foi adotada pelo Orkut também. Caso você queira manter alguém em sua lista de contatos, mas não queira mais visualizar suas atualizações, você pode ocultá-lo.

Além disso, é possível ocultar aplicativos específicos, exibindo todas as atualizações de seu amigo, exceto as do joguinho de fazenda que ele escolheu. Para isso, clique no X localizado no canto direito de cada atualização.

Ocultar publicação

Agora, você possui quatro opções: ocultar apenas essa publicação, ocultar tudo que este usuário postar ou bloquear a exibição de todas as atualizações deste aplicativo específico - de todos os contatos que também o utilizam. Por fim, também é possível marcar a publicação como SPAM.

Pronto, agora você pode ter uma timeline mais organizada, com seu Feed de Notícias mostrando exatamente o que você deseja ler. Além disso, também é possível manter um contato na lista sem precisar ler suas atualizações a cada segundo.

Utilize as mensagens privadas

Esta é uma dica importante. Como usuários nativos do Orkut, estamos acostumados a mandar scraps para nossos amigos, visualizados apenas em sua página de recados. O Facebook, como sempre, não funciona assim.

Tudo que você postar no mural de seus amigos fica visível para todos que tem acesso à página dele, além de ser exibido no Feed de Notícias de todos os contatos que vocês possuem em comum.

Mensagens

Sendo assim, use e abuse das mensagens privadas do Facebook para enviar conteúdo particular – da mesma forma que você costumava enviar depoimentos no Orkut para que ninguém visualizasse a mensagem.

Os recados trocados são exibidos em forma de conversa, seguindo ordem cronológica e mantendo sua caixa de entrada sempre organizada.

Aplicativos para celular

Manter seu perfil atualizado fica mais fácil quando você pode ter acesso a ele sempre que quiser, certo? Para isso, o Facebook desenvolveu aplicativos para smartphones, atendendo aos usuários dos principais sistemas operacionais.

Fonte da imagem: Divulgação/Blackberry

Fonte da imagem: Divulgação/Blackberry

Existe uma página especial da rede para visualizar em navegadores de celulares (m.facebook.com). No entanto, os aplicativos tornam a navegação mais rápida e prática, pois avisam sempre quando você tem novas atualizações.

Se você possui um iPhone, Blackberry, Android ou Symbian, existem aplicativos exclusivos a sua disposição. Além disso, aparelhos com sistema operacional proprietário (como alguns modelos da Samsung) já vêm com o Facebook instalado.

Aplicativos desktop

O Facebook é uma rede social que pode estar em seu desktop, e existem opções variadas para isso. Os usuários do Twitter que utilizam clientes desktop, já contam com o Facebook integrado em programas como o TweetDeck e o Seesmic.

Dessa forma, você não precisa abrir o navegador para atualizar e ver novas mensagens em seu perfil, pois pode adicionar colunas com atualizações e postar mensagens nos dois serviços ao mesmo tempo.

Facebook no TweetDeck

No entanto, também é possível fazer download de aplicativos exclusivos para gerenciar sua rede social, como o Facebook Desktop. Ele também foi desenvolvido na plataforma Adobe AIR e exibe uma lista das principais atualizações da rede em sua Área de trabalho.

Plugins de organização

Caso você não goste mesmo da organização do Facebook, existem alternativas para modificar sua interface, como o plugin Better Facebook (disponível para Chrome, Firefox e Safari). Ele permite a criação abas e listas, deixando o visual exatamente como você quer.

Better Facebook

O Minimalist Facebook também permite alteração na interface, mas optando por um visual minimalista. Este plugin (Para Chome e Firefox) é ideal para quem acha que o Facebook apresenta conteúdo demais em sua página.

Integração com outros serviços

A integração do Facebook com outras redes sociais e serviços da internet é uma das partes mais interessantes desta rede social. Ela consegue agregar perfis e atualizações, colocando todos os seus locais virtuais em uma só página.

Facebook nas configurações de conta do Tumblr

Skype, Tumblr, Twitter e YouTube são apenas alguns dos itens que podem exibir atualizações em seu mural do Facebook. Acessando as configurações das páginas, marque a opção de integração com o Facebook. Além disso, existem aplicativos – como um oficial do Twitter – para integrar as redes.

Twitter

E, mesmo que os serviços não tenham forma de integração automática em suas configurações, você pode copiar o link da atualização e postar no Feed de Notícias, onde ele é exibido com título e imagens.

Sempre atualize seu status e divirta-se!

O Facebook pode ser uma excelente forma de integração e diversão com seus amigos. Vídeos, piadas, fotos, links interessantes, citações e todo o tipo de conteúdo pode ser compartilhado. Além disso, a rede social mais popular do mundo ainda oferece inúmeros joguinhos sociais e aplicativos – úteis ou não – para seu passatempo.

É importante saber que tipo de informação compartilhar, mas o céu é o limite. Quando bem utilizado, o Facebook é uma importante forma de comunicação e fonte de informação. Siga as páginas de seu interesse – sejam elas de bandas, séries, jornais, etc. – e crie grupos para interagir com seus amigos.

Mantenha-se atualizado sempre, e boa navegação!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.