Facebook: links enviados em conversas privadas podem ser rastreados

1 min de leitura
Imagem de: Facebook: links enviados em conversas privadas podem ser rastreados

O Facebook está enfrentando problemas com seu sistema de mensagens. Segundo um especialista em segurança digital chamado Inti De Ceukelaire, a rede social não garante a privacidade de links enviados através de mensagens privadas.

Utilizando uma chamada da API do Facebook, o desenvolvedor foi capaz de obter os links que foram compartilhados entre dois usuários em um bate-papo. A conversa, de fato, não pode ser recuperada, mas os links ainda podem revelar informações confidenciais que comprometam a privacidade dos participantes do chat.

Por sorte, a vulnerabilidade não pode ser facilmente explorada por criminosos, já que De Ceukelaire só foi capaz de utilizar a API porque ele é um desenvolvedor registrado. Ainda, o especialista garante que, caso uma conta de desenvolvedor caia nas mãos erradas, requisições suspeitas poderiam ser facilmente identificadas e bloqueadas pelo sistema.

Não é de hoje

Mesmo que a falha não seja das mais graves, ela pode jogar ainda mais lenha na fogueira de um processo judicial que a rede social do Mark Zuckerberg está enfrentando. O Facebook está sendo acusado de ler e analisar os bate-papos privados de seus usuários com o objetivo de gerar publicidade direcionada, o que é ilegal.

Ainda não há um posicionando oficial da empresa a respeito do problema e, portanto, o Facebook pode não ser o lugar mais seguro da internet para você compartilhar com um amigo o link que dá acesso a uma planilha importantíssima no Google Docs, por exemplo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.