Excel: Como selecionar trechos de células

1 min de leitura
Imagem de: Excel: Como selecionar trechos de células

Quem faz uso constante do Excel sabe que as vezes faz-se necessário utilizar apenas trechos de células. Para se obter apenas trechos de informações, existem funções prontas que podem auxiliá-lo nesta tarefa, com o benefício adicional de manter o local do resultado sempre atualizado.

Para obter alguma informação que fique diretamente à esquerda de uma célula, como a parte inteira de um número, você pode utilizar a função chamada “Esquerda”. Esta função separa determinada quantidade de caracteres na célula escolhida.

Para isto, você deve digitar a função =ESQUERDA() e os parâmetros, que são a célula alvo e a quantidade de caracteres que você quer que sejam selecionados. Por exemplo digamos que eu queira retornar os 5 primeiros caracteres da célula ‘B4’. Nesse caso, a fórmula ficaria: ‘=ESQUERDA(B4;5)’, sem as aspas, como no exemplo abaixo:

Função e resultado

Mas se o que você estiver precisando é de uma função que trate apenas os dígitos que ficam localizados logo à direita da célula, como por exemplo, os quatro dígitos finais de um telefone, você pode suar a função “Direita”.

O processo é bem semelhante ao da outra função, você digita ela própria =DIREITA() e os parâmetros, que são a célula alvo e a quantidade de caracteres. Para retornar, por exemplo, os 4 últimos caracteres da célula ‘B6’, a fórmula seria: ‘=DIREITA(B6;4)’, também sem as aspas.

Função e resultado

Caso alguma alteração no valor original da célula seja feita, ela será automaticamente atualizada na célula que estiver armazenando do resultado da função.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.