Cada vez mais empresas adotam ou pretendem adotar as práticas DevOps

1 min de leitura
Imagem de: Cada vez mais empresas adotam ou pretendem adotar as práticas DevOps

Assim como já era esperado por muitos gurus do empreendimento tecnológico, a adoção cada vez maior das práticas DevOps já é um fato – numa pesquisa feita em fevereiro deste ano pelo portal Tech Pro Research, 335 profissionais de TI constataram que sim, a metodologia realmente garante maior fluidez à produção de softwares e torna os negócios mais rentáveis.

Visando maior integração entre departamentos e agilidade nos processos, a aplicação dessas práticas têm protagonizado grandes mudanças na atuação de startups e empresas com aplicações baseadas na nuvem. Ainda segundo a pesquisa – que você pode ler na íntegra aqui – 32% das companhias do gênero já adotam a metodologia, seja parcial ou completamente; já outros 50% dos empreendimentos pretendem introduzir os DevOps, só não necessariamente tem planos para fazer isso agora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Desenvolvedores também terão de se modernizar

De acordo com os profissionais consultados, muitas das empresas que querem mudar o seu funcionamento têm feito isso procurando empregados que conheçam as novas técnicas. Como a oferta desse tipo de profissional ainda é baixa em todo o mundo, muitas acabam patrocinando o estudo das práticas para administradores de sistema e líderes de equipe.

Entre os principais requisitos cobrados de quem trabalha na área, ter familiaridade com ferramentas de integração contínua, experiência com a automatização de infraestrutura e dominar com maestria as principais técnicas de colaboração em equipe são fatores muito importantes para a contratação.

Já no que diz respeito às empresas que adotaram o DevOps com alguma significância, 77% afirmaram ter reduzido o tempo entre deployments – o processo de disponibilização de um software para o usuário final –, 69% notaram aumento nos níveis de produtividade e colaboração entre departamentos, enquanto 59% afirmaram ter menos problemas com os softwares já em funcionamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.