8 alimentos que não são tão saudáveis como você pensa

Sanduíche natural? Granola? Pão preto? Preste mais atenção nos rótulos dos produtos: eles podem esconder surpresas desagradáveis.

Quando se pensa em dieta, uma lista de alimentos já é associada. Frutas, verduras, sanduíches naturais são algumas opções consideradas “saudáveis”. Mas o que a maioria não percebe é que um produto light pode ser rico em outros elementos nada saudáveis.

Dessa forma, você economiza calorias, mas pode ingerir mais sódio, por exemplo. Por isso, prestar atenção nos rótulos da embalagem é fundamental. Confira alguns alimentos listados pelo site BuzzFeed que  que são verdadeiros lobos em pele de cordeiros.

1. Sanduíche natural

Você para de comer comidas gordurosas como coxinha, croquete, esfirra, pizza, hambúrguer e afins porque está cansado de se alimentar mal e resolve apelar para os sanduíches naturais. Saiba que um "humilde" sanduíche com alface, queijo, tomate, maionese e peru pode conter até 400 calorias.

2. Pipoca de micro-ondas

A pipoca de micro-ondas é levinha, mas... Ela tem níveis exorbitantes de sódio e diacetil (um produto químico que deixa a pipoca com gosto de manteiga), dois componentes nada saudáveis para a sua saúde.

3. Iogurte com baixa caloria

Hum.. Baixa caloria. Mesmo os iogurtes que dizem ser lights e saudáveis podem conter até 15 gramas de açúcar por cada 177ml do produto.

4. Pão preto

O pão preto é considerado saudável e é muito usado em dietas, mas a diferença entre ele e seu irmão vilão (o pão branco) é pequena: em uma fatia de pão branco há 80 calorias, enquanto que no preto existem 65. No entanto, vale lembrar que o pão preto possui mais fibras e vitaminas.

5. Granola

A Granola pode vir embalada em um pacote recheado com açúcar e calorias. Dependendo da marca que você compra, a Granola pode conter até 500 calorias em uma pequena tigela, sem considerar o leite ou o iogurte.

6. Sushi Califórnia

O inocente sushi, que é considerado de baixa caloria, pode não ser de “tão baixas calorias” assim. Cada sushi pode conter entre 35 a 38 calorias. E, aparentemente, a mistura da receita pode ser um combo de açúcar e aromatizantes artificiais.

7. Frutas Secas

Para durarem mais tempo nas prateleiras de supermercados, as frutas secas são carregadas de açúcar. Apenas ¼ de xícara pode conter nada menos que 120 calorias.

8. Molho de salada light

Às vezes o light refere-se apenas a retirada da gordura de um produto, mas existem outros componentes presentes que não o fazem saudáveis, como o açúcar, sódio, entre outros. Um molho de salada light é um grande exemplo. 

Atenção: sabemos que o correto para os números citados é a unidade de medida quilocalorias (kcal) ao invés de calorias —  valor consideravelmente menor. Contudo, para facilitar a leitura de acordo com cotidiano, optamos por esta abordagem.

*Todas as imagens são do site BuzzFeed.


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