O que é intranet e extranet?

3 min de leitura
Imagem de: O que é intranet e extranet?

Muitas são as palavras usadas hoje em dia para se referir aos diferentes tipos de rede. A mais usada é internet, mas temos também LAN, intranet e extranet. A final de contas, o que é tudo isso?

Se você está aqui lendo este texto é porque ao menos você sabe o que é a internet. Se você só sabe para que serve mas não sabe o que é, a internet é uma rede de comunicação de computadores ligados coletivamente através de servidores de acesso. Dessa forma, você consegue acessar qualquer informação compartilhada nessa rede. Os sites e programas que você acessa são informações que estão localizadas em computadores remotos ligados nessa grande rede.

Conhecendo as Redes e as LANs

Mas, além da Internet, temos outros sistemas de rede, voltados para diferentes fins. A mais conhecida é a LAN, que significa Local Area Network, ou Rede de Área Local. Basicamente é uma rede de computadores conectados localmente. Se você conecta dois ou mais computadores para formar uma rede entre si, isso é uma LAN.

Conhecendo as redes

Ela pode servir para compartilhar um mesmo acesso à internet ou ainda para servir de base para um jogo multi-usuário. O maior uso das LANs são nas famosas LAN-Houses, ou lojas que oferecem computadores ligados em rede, seja para compartilhar conteúdos comuns, jogos ou acesso à internet.

Redes Aplicadas aos Negócios

Mas essas redes podem servir para uso comercial e empresarial. Quando é assim, elas recebem o nome de Intranet e Extranet. Mas não é só o nome que difere, mas também o uso, função e acesso.

Basicamente, tanto a intranet quanto a extranet são sistemas de rede construídas sobre o modelo da internet, usando os mesmos recursos como Protocolos TCP/IP, para fazer a conexão entre os computadores, HTTP, para mostrar conteúdos e serviços de rede, SMTP, para serviços de e-mail e FTP, para transferência de arquivos. O que diferencia ambas é a forma de acesso.

O que é Intranet?

Rede de negócios internaA intranet é uma rede interna, fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionários de uma determinada empresa e muitas vezes liberado somente no ambiente de trabalho e em computadores registrados na rede. Essa restrição do ambiente de trabalho não é necessária, já que as intranets não são necessariamente LANs, mas sim redes construídas sobre a internet. Em outras palavras, tecnicamente é possível acessar intranets de qualquer computador ligado à internet, caso a mesma também esteja ligada à internet.

A grande questão é que as intranets são redes restritas e fechadas a membros de um grupo ou funcionários de uma empresa. Uma intranet é uma versão particular da internet, que pode ou não estar conectada a esta. Essa rede pode servir para troca de informação, mensagens instantâneas (os famosos chats), fóruns, ou sistemas de gerenciamento de sites ou serviços online. Uma intranet pode conectar empregados de uma empresa que trabalham em escritórios diferentes ou pode facilitar a logística de pedidos justamente por interligar diferentes departamentos de uma mesma empresa em uma mesma rede.

O que é Extranet?

Quando alguma informação dessa intranet é aberta a clientes ou fornecedores dessa empresa, essa rede passa a ser chamada de extranet. Se sua empresa tem uma intranet e seu fornecedor também e ambas essas redes privadas compartilham uma rede entre si, para facilitar pedidos, pagamentos e o que mais precisarem, essa rede compartilhada é conhecida como extranet. Ainda, se sua empresa abre uma parte de sua rede para contato com o cliente, ou permite uma interface de acesso dos fornecedores essa rede com ele é chamada de extranet.

Conectando seu negócio com o resto do mundoTecnicamente, os sistemas que permitem isso são os mesmos da intranet, com a diferença que aqui é necessário um acesso à internet. A diferença básica entre intranet e extranet está em quem gerencia a rede. O funcionamento é o mesmo e a arquitetura da rede é a mesma. Só que em uma intranet, quem gerencia é só uma empresa, enquanto que em uma extranet, os gerentes são as várias empresas que compartilham a rede.

Conclusão e Revisão

Só lembrando que as intranets e extranets podem não estar conectadas ao resto da internet. Isso vai depender muito dos gerentes e das permissões. Mas, diz-se que se uma intranet está conectada à internet e permite o acesso a partes de sua rede a pessoas fora da empresa, essa rede torna-se uma extranet.

Como vimos, não existem diferenças técnicas entre internet, extranet e internet, somente diferenças de uso. Intranets e extranets são usados por empresas, enquanto a internet é usada por todos nós.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.