Android: como configurar e adicionar APNs

Aprenda a trabalhar com pontos para obter acesso às redes móveis 3G e navegar na web pelo seu celular.

Você sabe o que é o termo APN? Ele significa “Access Point Name” (Nome do Ponto de Acesso, em tradução livre) e corresponde ao endereço que permite o acesso à internet através do seu celular — ou qualquer outro tipo de dispositivo móvel que aceite os serviços de telefonia por parte de alguma operadora, como TIM e Oi. 

Para que você possa usar o seu smartphone Android com mais liberdade, o Tecmundo vai ensinar a configurar as APNs existentes e a adicionar padrões novos. Com isso, é possível utilizar o chip de diferentes operadoras e continuar se conectando à internet sem nenhum tipo de problema, pois haverá mais de um endereço disponível para uso.

Personalizando as suas configurações

Em primeiro lugar, você precisa acessar a área de “Configurações” (Settings) e depois tocar na opção “Mais” (More), como mostra a imagem abaixo.

Em seguida, acesse a divisão de “Ponto de Acesso”, que é onde estão guardadas as APNs usadas por você. Depois disso, basta tocar no botão representado por três pontos (no canto inferior direito da tela), escolher a opção “Nova APN” e adicionar as informações necessárias.

Se você quiser editar algum ponto de acesso já existente, apenas toque nele e todos os dados estarão disponíveis para alteração.

Lista de Pontos de Acesso

Como você já sabe, cada operadora tem uma APN, nome de usuário e senha diferentes. Para facilitar o seu trabalho, confira uma lista abaixo com as informações que você vai precisar utilizar — lembrando que foram usadas as quatro maiores companhias brasileiras do ramo.

Claro

Oi

TIM

Vivo


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


RELACIONADOS
COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO