Firefox: como mudar o mecanismo-padrão de pesquisas na barra de endereços

Reverta as configurações que programas de terceiros fazem no seu navegador.

Fazer pesquisas na barra de endereços se tornou uma coisa natural, principalmente depois que o Google Chrome popularizou a função. Sendo assim, para seguir a tendência, o Firefox também passou a contar com esse mecanismo. No entanto, alguns programas que você instala no seu computador podem alterar o mecanismo-padrão de buscas do navegador da Raposa.

Nesses casos, o usuário fica refém da caixa específica de buscas que, para muitos, não é tão natural ou cômoda de se utilizar. Dessa forma, se você teve o mecanismo de buscas do seu Firefox alterado sem a sua permissão, saiba como restaurar as configurações seguindo os passos que vamos descrever.

Passo 1

Primeiramente, você precisa entrar nas configurações “secretas” do Firefox. Para isso, escreva o seguinte código na barra de endereços do navegador.

about:config

Passo 2

Agora, você precisa prometer ao Firefox que as suas ações na próxima tela não farão mal ao pobre navegador. Para isso, clique em “Serei cuidadoso, prometo!”.

Passo 3

Logo em seguida, uma tela com uma infinidade de códigos será exibida. Nela, você deve procurar um item específico. Assim, utilize a caixa “Localizar”, no canto superior esquerdo da tela, e encontre o seguinte código:

browser.search.defaultenginename

Passo 4

Agora, com o item encontrado, clique nele com o botão auxiliar do mouse (direito) e selecione a opção “Restaurar o padrão”.

Agora, você já pode continuar navegando e usar a busca-padrão no navegador da Raposa, o já tradicional Google Search. Em alguns casos, no entanto, é preciso reiniciar o navegador e até desinstalar o programa que fez as alterações no Firefox.

Nota: o motor de pesquisas da barra específica para buscas, à direita da barra de endereços, não requer tais configurações. Nela, só é preciso clicar em uma pequena flecha e escolher qual buscador deseja utilizar.


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


RELACIONADOS

REXPOSTA
COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO