Webnode: como criar sites em poucos passos

2 min de leitura
Imagem de: Webnode: como criar sites em poucos passos

(Fonte da imagem: iStock)

Nos primórdios da internet, criar seu próprio site era trabalho apenas para os melhores programadores. Por sorte, hoje isso é uma tarefa muito mais fácil: para montar um portal simples, não é preciso ter praticamente nenhum conhecimento em programação. Basta seguir este passo a passo do Tecmundo para ver como fazer isso.

Pré-requisitos

Baixar Webnode

Como fazer

Neste tutorial, vamos usar o Webnode, um serviço feito especialmente para montar sites de internet de graça e com facilidade. O processo de criação através dele é dividido em uma série de etapas.

Criando uma conta

O primeiro passo no processo é criar uma nova conta, algo que não possui grandes segredos: basta preencher os três campos na página principal do Webnode e clicar no botão “Registre-se e crie seu Site”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Escolha seu tipo de site

Ao fazer o cadastro, o serviço vai levá-lo até uma página de configuração, em que você deve decidir o foco principal de seu site. O Webnode oferece três possibilidades distintas: websites (com foco pessoal), sites empresariais e lojas online. Pense bem antes de fazer a escolha, pois isso vai afetar o design do seu portal.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Seja qual for a opção escolhida, basta preencher os três campos mostrados na parte inferior da tela e clicar em “Continuar” para seguir em frente.

Definindo um modelo

Passada a seleção do foco do site, é hora de decidir qual vai ser a aparência da sua página. Aqui, simplesmente escolha aquela que for de seu agrado (ou a que combinar mais com sua ideia para o portal), clicando no modelo desejado antes de continuar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Infelizmente, muitas das opções são exclusivas para clientes Premium do Webnode, mas  ainda devem haver opções suficientes à sua disposição.

Seções

A última parte da criação do site é selecionar quais serão as seções presentes em seu portal. Novamente, tudo é uma questão de marcar os itens desejados e clicar em “Continuar” para que sua página seja criada.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Dando forma ao site

Está bem, sua página finalmente “nasceu”; porém, ela ainda está longe da finalização. Agora, é sua tarefa deixar o modelo-base com a aparência que você quer para seu site – além de, é claro, inserir novas informações na página.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por sorte, essa parte vai ser mais fácil do que você provavelmente imagina: o Webnode ensina o processo de criação de conteúdo através de uma série de balões de texto; basta seguir essas dicas para conseguir fazer suas postagens.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, quase tudo o que é exibido na tela pode ser editado sem o uso de ferramentas especiais. Para mover o quadro de novidades, por exemplo, é só arrastá-lo para o local desejado; já para mudar o texto em algum quadro ou título, simplesmente clique nele algumas vezes para que uma janela seja exibida, contendo os campos que podem ser alterados.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por fim, o Webnode também disponibiliza uma série de ferramentas para fazer alterações no site – todas localizadas em uma barra que fica sempre no topo da página. Aqui, não há tutorial que possa ajudar, pois montar seu site também é uma questão de criatividade; por isso, use todas as funções disponíveis pelo serviço para fazer seu melhor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.