Windows Phone: como transferir documentos variados do PC para o celular

2 min de leitura
Imagem de: Windows Phone: como transferir documentos variados do PC para o celular

O Windows Phone ainda é uma plataforma com algumas limitações estranhas. Uma delas é a impossibilidade de transferir documentos para o smartphone através do Zune — aplicativo-padrão para conectar o aparelho ao computador — que não sejam arquivos de mídia. Assim, para guardar documentos de texto e outros tipos, é preciso utilizar a sua conexão com a internet.

Desse modo, a forma mais fácil é simplesmente salvar o documento desejado na conta de email que você utiliza no smartphone e fazer o download através do seu app específico para isso. Outras maneira seria utilizando a sincronização com o SkyDrive, Office Hub ou qualquer outro serviço de armazenamento em nuvem compatível com a plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Email

Se você não tem uma pasta sincronizada no SkyDrive ou demais serviços semelhantes, o seu quebra-galho vai ser mesmo a conta de email utilizada no seu smartphone. Desse modo, não há muito segredo sobre a forma de proceder.

Envie o documento desejado para a sua conta e, logo em seguida, atualize a caixa de entrada no aplicativo de email. Com isso, procure a mensagem em questão e toque no anexo para fazer o download. Quando o processo estiver terminado, você poderá ver um ícone de um dos aplicativos do Office. Selecione-o e em instantes você poderá ler e alterar o arquivo no smartphone.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

SkyDrive

O serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft é a sua segunda melhor opção. Se esta ferramenta já estiver configurada no seu aparelho, esqueça o envio por email e utilize somente o SkyDrive.

O procedimento aqui também é bem simples e, se você já utiliza o serviço, não deverá encontrar dificuldades para realizar esta tarefa. Ainda assim, confira como proceder nesse caso.

Antes de tudo, o seu SkyDrive precisa estar configurado no smartphone. Depois de fazer isso, é chegada a hora de fazer o upload do documento que você deseja. Assim, cole o arquivo em questão na sua pasta sincronizada com o SkyDrive no computador — se você tiver uma — ou utilize a ferramenta online.

Para isso, faça o login no seu Hotmail ou Outlook.com e procure pelo link do SkyDrive. Se você ainda utiliza o Hotmail, encontre a ferramenta na barra onde você vê a logo do Windows Live. No Outlook.com, clique na seta para baixo ao lado do nome do serviço, no canto superior esquerdo da tela, e selecione “SkyDrive”.

Com isso, escolha “Carregar”, na barra superior da tela, e encontre o arquivo desejado. Assim que o procedimento estiver terminado, vá até o app do Skydrive no celular e faça o download por lá.

Quando você encontrar o item desejado em suas pastas, toque e mantenha o dedo no ícone por alguns instantes e selecione “Baixar agora”.

Este procedimento pode ser realizado também utilizando a ferramenta SkyDrive do Office Hub. Desse modo, você só precisa procurar a tela “Localizações” no Office do seu aparelho e selecionar “SkyDrive”. Com isso, será possível fazer o download de tudo o que você guarda na nuvem direto no Office.

(Fonte da imagem: Reprodução/Office Hub Pandora)

Demais serviços de armazenamento em nuvem

Com alguns apps disponíveis gratuitamente no Marketplace, você consegue acessar o seu Google Drive e outros serviços como o Dropbox e até o 4Shared. Assim, instale uma das opções da lista a seguir e sincronize seus documentos do PC com os do seu Windows Phone.

Nota: alguns desses apps na lista não são oficiais dos serviços aos quais acessam. Assim, eventuais problemas podem acontecer.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.