Como criar apresentações em 3D

2 min de leitura
Imagem de: Como criar apresentações em 3D

(Fonte da imagem: Reprodução/Prezi)

Apesar de ainda ser muito utilizado, o PowerPoint está começando a mostrar os sinais da idade, com uma interface um tanto ultrapassada e que pouco mudou desde sua criação. Agora, as apresentações em 3D feitas por sites como o Prezi estão tomando o lugar.

O único problema é que, por utilizar um conceito tão diferente do que estamos acostumados, criar uma apresentação nesse serviço pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Pensando nisso, o Tecmundo criou um tutorial detalhado das principais funções que este aplicativo possui, para que trabalhar com projetos no Prezi se torne mais fácil.

Pré-requisitos

Prezi

Escolhendo a base

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O primeiro passo na criação de uma apresentação do Prezi é escolher um modelo-base do seu projeto. A lista contém vários tipos diferentes de opções, basta selecionar aquela que você deseja e pressionar “Start Editing” para seguir em frente.

Ferramentas

Agora que você já escolheu qual o tipo de base a ser utilizada, é hora de começar a montar seu projeto. Todas as principais opções do programa estão localizadas na “bolha de ferramentas” do canto superior esquerdo da tela, separadas em quatro círculos diferentes.

Insert

Nesta área, é possível encontrar ferramentas para adicionar todo tipo de itens. Entre eles, estão arquivos PDF, imagens, apresentações de PowerPoint e até mesmo vídeos do YouTube, além de você poder criar diagramas a partir de modelos-base.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O Insert é a única ferramenta que possui um subcírculo, chamado “Shapes”. Com ela, você pode criar diferentes formas, como linhas, círculos, quadrados e triângulos, e simular efeitos de desenhos à lápis ou marcadores de texto.

Frame

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Embora não seja uma parte obrigatória no projeto, essa opção é extremamente útil para quem quer deixar sua apresentação mais bonita e organizada, uma vez que ela adiciona molduras para imagens, vídeos e textos.

Path

Depois de adicionar os textos, imagens, vídeos e todo o resto do conteúdo, chegou a hora de deixar o projeto mais parecido com uma verdadeira apresentação, criando uma ordem em que todos os dados serão mostrados.

É para isso que serve a ferramenta “Path”: ao utilizá-la, o Prezi cria um caminho de movimentação entre cada objeto, de forma semelhante aos slides de PowerPoint, que se ajusta ao tamanho e angulação dos itens.

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Tudo o que você precisa fazer é acessar essa função e clicar nos itens do projeto na ordem em que eles são apresentados. Para checar se o caminho está traçado corretamente, fique atento à barra no canto esquerdo da tela ou na ordem dos números mostrados na própria interface do programa.

Theme

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Não está achando que as cores básicas do Prezi combinam com o estilo de sua apresentação? Então é só acessar o campo “Theme” e escolher uma das 12 paletas de cores diferentes. Caso você ainda não tenha encontrado algo do seu agrado, ainda é possível usar a ferramenta “Theme Wizard” para criar um tema próprio para o seu projeto.

Editando objetos

Depois de adicionar um item ao projeto, você ainda pode fazer pequenas edições nele, aumentando ou diminuindo o tamanho do objeto, movendo-o de lugar, adicionando informações em texto ou até apagando-o. Para isso, basta clicar no item desejado e utilizar as opções mostradas na interface.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, você ainda pode usar as linhas que circulam o editor do objeto para mudar sua angulação, o que, em conjunto da ferramenta “Path”, ajuda a criar efeitos de movimentação únicos durante a transição de “slides”.

.....

Com todas essas dicas, criar uma apresentação em 3D deve estar muito mais fácil. Porém, é bom lembrar que o mais importante para projetos como esse é abusar da criatividade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.