Oi Rdio: como escutar milhões de músicas online

3 min de leitura
Imagem de: Oi Rdio: como escutar milhões de músicas online

(Fonte da imagem: Reprodução/OiRdio)

Você é um amante da música e curte ouvir os seus sons preferidos sempre que possível? Então a Oi Rdio vai ser de grande ajuda. Este é um serviço de transmissão de músicas online que possui um acervo de mais de 15 milhões de canções — contando com sucessos atuais e antigos, tanto de atrações nacionais quanto internacionais.

Há a possibilidade de ouvir álbuns inteiros ou somente algumas músicas, montando uma lista de reprodução completamente personalizada. Além disso, o programa reúne todas as músicas guardadas no seu computador, de modo que você possa ouvi-las na mesma playlist.

Se você ficar sem conexão com a internet, não tem problema: com este serviço é possível ouvir todas as suas músicas, mesmo quando estiver offline. Você também pode seguir outras pessoas (como cantores famosos e os seus amigos) e postar a sua opinião sobre álbuns e artistas nas redes sociais.

Infelizmente, o serviço é pago e oferece uma versão gratuita para teste, com o tempo limite de apenas sete dias. Caso você queira usar o sistema sem nenhuma restrição, basta comprá-lo pelo preço de R$ 14,99 por mês.

Como eu começo a usar?

Primeiramente, é necessário fazer o seu cadastro no site da Oi Rdio — para acessá-lo, clique aqui. Depois do cadastramento, você tem duas opções: continuar usando o serviço no seu navegador ou fazer o download da versão para o uso no desktop.

(Fonte da imagem: Reprodução/OiRdio)

Trabalhar com o aplicativo no desktop tem as vantagens de não encher o seu browser de abas e de ser mais fácil organizar as suas músicas de maneira mais prática, pois a versão para o navegador trava em algumas operações. Portanto, se você quiser baixar o app, clique aqui.

Comece a escolher as suas músicas

Assim que você acessar o site ou abrir o aplicativo da Oi Rdio, você vai conferir todos os álbuns mais tocados. Você pode pesquisar o artista ou música que você quiser usando a barra de pesquisa ou clicar nas outras opções de listagem — localizadas no canto esquerdo da janela.

(Fonte da imagem: Reprodução/OiRdio)

Assim que a sua procura for listada e todos os resultados aparecerem, você pode começar a transmissão de duas maneiras diferentes. A primeira é clicar no álbum e dar o “play” para que ele seja reproduzido.

A segunda alternativa é a de passar o mouse por cima da canção ou álbum escolhido e clicar no botão com o símbolo “+”. No submenu que vai ser aberto, escolha a opção “Adicionar à coleção” ou “Adicionar à Playlist”. Caso você queria escolher somente uma música, o processo é o mesmo.

(Fonte da imagem: Reprodução/OiRdio)

Adicionando à sua coleção, você vai poder acessar o arquivo escolhido sem ter que procurá-lo — basta acessar o menu do canto esquerdo da janela, como mostra a imagem abaixo. Neste mesmo canto, é possível conferir as suas últimas ações (clicando em “Histórico”) e  quais músicas estão na lista de reprodução (clicando em “Fila”).

(Fonte da imagem: Reprodução/OiRdio)

Como faço para ouvir offline?

É muito chato quando você está escutando aquele CD que você tanto procurava, mas precisa sair de casa antes de terminá-lo, não é? Por este motivo, você pode escutar todas as suas músicas do seu smartphone ou tablet.

Para isso, você precisa baixar o aplicativo da Oi Rdio para o seu aparelho — faça isso clicando aqui. Em seguida, escolha quais arquivos você quer ouvir fora de casa. Com as escolhas feitas, passe o mouse por cima deles e clique no botão com o símbolo de “+”. Assim que o submenu estiver aberto, clique na opção “Sincronizar com dispositivos móveis”.

(Fonte da imagem: Reprodução/OiRdio)

Você não vai ver nenhuma mudança, mas as músicas já estarão disponíveis para você ouvir offline. Basta acessar o aplicativo pelo seu smartphone, entrar com a sua própria senha de usuário e mandar reproduzir os arquivos de áudio disponíveis.

Sincronize com as suas redes sociais

Ao lado da engrenagem que representa o menu de configurações — usadas para mudar simples detalhes da sua conta, como a sua foto —, há um símbolo com uma cabeça. Clicando nele, você pode acessar os detalhes da sua rede, ou seja, das pessoas com quem você interage dentro do sistema.

(Fonte da imagem: Reprodução/OiRdio)

Clicando na opção “Quem Seguir”, você pode sincronizar a sua conta da Oi Rdio com os seus perfis de redes sociais. Para isto, basta clicar na opção escolhida por você e aceitar a solicitação enviada, como mostra a imagem abaixo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Há mais uma opção para procurar e convidar os seus amigos, de forma que eles também comecem a usar este sistema de transmissão de áudio. Além disso, também vai aparecer uma lista de pessoas indicadas para serem seguidas.

....

Depois que todos os passos anteriores forem completados, você vai poder escutar todas as músicas que quiser, em qualquer lugar e momento. Aproveite!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.