Pesquisa aponta queda nas tentativas de fraudes em compras online

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa aponta queda nas tentativas de fraudes em compras online

Segundo um estudo realizado pela Konduto, empresa que oferece soluções para lojas virtuais, revelou que no ano passado as tentativas de fraudes em compras no e-commerce apresentaram queda. Com essas informações, a startup lançou um e-book chamado “Raio-X da Fraude no E-Commerce Brasileiro”, que trata sobre essas questões.

De acordo com a empresa, o índice de queda foi de 6,5% em 2016. O estudo ainda mostra que a cada 28 pedidos que chegam nas lojas virtuais, ao menos um é feito por criminosos utilizando cartões de crédito clonados. Os números partiram das cerca de 30 milhões de transações analisadas pela Konduto entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016.

Um fato interessante é que a investigação revelou o horário que os golpistas costumam agir: entre as 18h e 21h59, quando acontecem aproximadamente 30% das tentativas. Isso desmonta a ideia de que os fraudadores fazem compras durante a madrugada, uma vez que menos de 7% ocorrem entre 1h e 7h da manhã.

Além disso, foi constatado que a maior parte dos criminosos possui um desktop com o Windows e navegam utilizando o Google Chrome. No entanto, os dispositivos móveis também foram mais utilizados para as tentativas de compras ilegais, que tiveram um crescimento de 2,5%, saltando para 19,92% no final do ano.

Para acessar mais dados sobre fraudes no e-commerce, você pode baixar o e-book da empresa gratuitamente neste link.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.