Por que as mulheres perdem a libido com o tempo de relacionamento?

Pesquisadores canadenses tentam explicar os verdadeiros motivos para a diminuição do apetite sexual das mulheres.

Pesquisadores da Universidade de Guelph (Ontário, Canadá) realizaram um estudo com 170 graduandos para saber se as mulheres perdem o apetite sexual com o passar do tempo de seus relacionamentos. E os resultados mostraram que isso é realmente verdade.

Mais do que isso, eles mostraram também que existe uma grande diferença entre homens e mulheres na forma com que cada gênero se comporta no decorrer dos relacionamentos. Enquanto eles permanecem com a libido constante, o desejo delas diminui gradativamente.

Utilizando um sistema chamado “Índice de Função Sexual Feminino” (que vai de 1,2 até 6,0), os pesquisadores chegaram à conclusão de que a cada mês de relacionamento as mulheres perdem 0,02 pontos de libido. Por outro lado, a satisfação sexual continua sendo a mesma, independente da frequência com que os casais se relacionam.

Segundo mostrado pelo Live Science, isso não precisa representar um problema para os relacionamentos. As pesquisas mostram que os níveis de libido costumam diminuir ao mesmo tempo em que as relações deixam de ser meramente passionais para chegarem a estágios mais avançados, que "envolvem companheirismo e compaixão".

A bioquímica sexual

Qual seria o principal motivo para a perda do apetite sexual? A testosterona, provavelmente. As mulheres são “hormonalmente” afetadas por ciclos menstruais e pílulas anticoncepcionais, por exemplo. Alguns especialistas dizem que, além disso, com a evolução dos relacionamentos o corpo feminino começa a se preparar para a gestação.

Isso faz com que estrogênio e progesterona passem a ser produzidos com maior intensidade, baixando também os níveis de testosterona que podem existir no corpo. Como os homens têm a situação hormonal estável (salvo algumas disfunções que podem ocorrer), o desejo acaba seguindo os mesmos padrões.


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


RELACIONADOS

REXPOSTA
COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO