Como usar o Twitter pelo celular

3 min de leitura
Imagem de: Como usar o Twitter pelo celular

Outras redes de microblog surgiram junto com o Twitter, mas somente esta sobreviveu e fez tanto sucesso. O motivo disso é porque a rede sempre permitiu atualizações via aparelhos móveis como os celulares. Então, falar o que você está fazendo pode ser feito a qualquer momento, não só via internet, mas também via SMS.

São várias as maneiras como podemos atualizar e receber atualizações do Twitter. Nos Estados Unidos é muito comum a atualização via SMS. Basta cadastrar seu número de celular a uma conta da rede de microblog, enviar uma mensagem com até 140 caracteres e o serviço faz a atualização para você. Talvez essa forma de enviar mensagens tenha sido uma das maiores responsáveis pela popularização do Twitter no país.

Aqui no Brasil temos o serviço do sms2blog. Nele, você cadastra seu celular a uma conta no Twitter e envia sua mensagem para um número de celular. O preço do serviço é o mesmo que o envio de um SMS local.

Já pensou em usar o Twitter através do seu celular?

Acesso via Navegador Móvel

Grande parte dos celulares e smartphones com acesso a internet já vêm com um navegador próprio ou algum sistema de acesso a páginas da internet, seja via WAP ou 3G. O Twitter oferece uma página própria para acesso via celular, com menos informação e visual mais leve. Para acessar, basta escrever o endereço http://m.twitter.com em seu navegador no celular e fazer o login.

Existe também outra plataforma no endereço http://dabr.co.uk. Ela foi feita para ser uma alternativa de acesso móvel ao Twitter e em vários casos, devido à quantidade menor de usuários, chega a ser mais estável que a própria página do Twitter.

Twitter via aplicativos JAVA

São vários os aplicativos para acessar o Twitter no celularHá anos os celulares permitem a instalação e uso de aplicativos em JAVA. Hoje em dia é possível instalar programas em praticamente todos os celulares, inclusive para acessar o Twitter. O jTwitter e o TinnyTwitter foram feitos com o objetivo de enviar e receber mensagens na rede. Existe outro aplicativo, o Fring, no qual você pode enviar e receber as mensagens do microblog. Porém, ele também permite acesso a outras ferramentas de comunicação como o MSN, o Yahoo! Messenger e até o ICQ.

Twitter via Symbian

Os aparelhos smartphone da Nokia que rodam em sistemas Symbian S60 podem acessar a rede através de diversos aplicativos. Os mais conhecidos e utilizados são o TweetS60 e o Twibble, com os principais recursos do Twitter, e ambos são gratuitos. Porém, o melhor programa para essa plataforma talvez seja o Gravity. Ele tem um visual mais dinâmico e possui mais ferramentas. Seu único porém é ele custar US$10 para poder ser usado sem limites.

Twitter via iPhone

O iPhone não fica para trás na hora de acessar o Twitter e foram feitos vários aplicativos que funcionam não só no iPhone via 3G mas também no iPod Touch via conexão wireless. Os aplicativos mais populares para o telefone da Apple são Twittie, o Twitterfon e o Twitterrific. Existem ainda outros aplicativos, alguns gratuitos e outros pagos, mas todos podem ser encontrados na APPstore do iPhone.

Já sabe como pode acessar o Twitter através de seu celular?

Twitter via outros sistemas

Os empresários e pessoas que preferem utilizar os smartphones Blueberry acessam o Twitter via aplicativo Twitterberry. Não existem tantas outras opções para esta plataforma, porém o aplicativo tem vários recursos para tornar o uso do Twitter ainda mais dinâmico. Os aparelhos que rodam em Windows Mobile podem tuitar utilizando aplicativos como o Quakk e o Twobile. E os usuários de aparelhos que rodam com o PalmOS têm o MoTwit para participar de discussões nesta rede social.

Twitter Móvel

Faça parte desse grupo que comenta em tempo real de qualquer lugar!No Brasil, grande parte das pessoas acessa o Twitter pela página principal, uma parte menor utiliza aplicativos como o EchoFon e o TweetDeck, mas poucos utilizam aplicativos móveis. Mas isso é até os usuários descobrirem a mobilidade do Twitter. Utilizando algum desses serviços apresentados neste artigo, você poderá realmente tuitar de qualquer lugar e dizer a qualquer momento o que você está fazendo.

Como você acessa o Twitter? Já acessou no seu celular? Sabendo dessas opções, você acessaria mais o Twitter, usando seu aparelho móvel? Conte aqui sua experiência e participe da discussão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.