Além de menos smartphones vendidos, linhas celulares também caem no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Além de menos smartphones vendidos, linhas celulares também caem no Brasil

Além do mercado brasileiro de smartphones ter recuado 16% em números de vendas em 2016, o número de usuários de telefonia celular também caiu — e segue caindo. Os dados entregues pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam que o Brasil teve uma retração de 5,87% comparando os meses de janeiro e fevereiro deste ano, com mais de 15 milhões de linhas encerradas.

O brasileiro está começando a ligar mais via WhatsApp e Facebook Messenger, por exemplo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com os dados da Anatel, entre as quatro grandes operadoras, apenas uma delas registrou aumento no número de usuários: a Vivo, com 0,89%. As outras três registraram quedas: Oi (12,05%), Claro (7,98%) e TIM (7,71%). Outras empresas menores e não tão antigas, como Porto Seguro e Datora, tiveram um aumento significante: 33,04% e 126,94%.

Segundo a CW, essa queda no número de celulares no Brasil tem algumas explicações. Porém, a principal seria a redução da tarifa de interconexão: valor cobrado entre empresas fixas e móveis para chamadas telefônicas e valor de remuneração de uso de rede.

Outro ponto que está matando as linhas telefônicas tanto fixas quanto celular? O brasileiro está abandonando as chamadas para depender de aplicativos. Por exemplo, realizar ligações via WhatsApp e Facebook Messenger.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.