HDMI 1.4: por que você vai ter que trocar de televisão?

6 min de leitura
Imagem de: HDMI 1.4: por que você vai ter que trocar de televisão?

Feliz com sua nova TV Full HD e seu sistema de som e imagem providos por um home theater com suporte para HDMI 1.3? Pois saiba que seu investimento em tecnologia digital está prestes a ser ultrapassado. Uma nova geração de conectores HDMI está surgindo pronta para invadir o mercado com aparelhos que vão revolucionar a maneira com que você assiste à televisão.

As especificações que compõem o padrão do novo conector HDMI 1.4 estão definidas desde meados de 2009 e as primeiras TVs e players já estão surgindo diante do público. Mas o que vai mudar com sua chegada, quais vantagens em relação aos conectores atuais e por que é que você vai ter que trocar sua televisão se quiser usufruir destas vantagens?

Sobre o HDMI

Muita gente confunde o termo HDMI com Full HD ou com televisão digital. Na verdade, trata-se de um conjunto de conectores e cabos adotados como padrão para a distribuição do sinal digital. Por apresentarem uma qualidade superior aos conectores analógicos, não faz sentido que uma TV de tubo possua entrada HDMI, daí a origem da errônea associação.

HDMI 1.4 é um novo padrão de conectores.

Da mesma forma, as especificações do novo padrão HDMI 1.4 permitem melhorias na transmissão entre os aparelhos. Mas isso não significa que a simples substituição do cabo aumente a qualidade final da imagem, ela apenas disponibiliza os recursos necessários para a nova geração de eletrônicos. O HDMI 1.4 já está pronto, o cabo aguarda apenas a chegada de aparelhos compatíveis ao mercado para ocupar seu espaço nas lojas.

Todos os recursos que já estavam presentes nas especificações anteriores do HDMI continuam no padrão 1.4. O novo modelo soma novas possibilidades, assim como garante a comunicação entre aparelhos do padrão 1.3 sem qualquer vantagem.

Mas afinal, quais são as novidades?

HDMI Ethernet Channel

Todos os aparelhos conectados.Televisões com central de mídia e suporte para recursos web já não são novidade. Com elas você pode integrar a mídia de seu computador, assistir a vídeos da internet e acessar outros conteúdos online direto da TV. Acontece que tal conexão se limita ao televisor, já no novo padrão todos os aparelhos compartilham da mesma conexão sem a necessidade de um cabo extra.

O HDMI 1.4 dedica um canal para a transmissão de dados de alta velocidade, até 100 Mb/s. Além de eliminar mais um fio do seu televisor, este novo canal permite que diversos aparelhos se comuniquem à mesma taxa de velocidade. Enquanto sua TV reproduz um vídeo da internet, o home theater sintoniza uma rádio online e envia informações para seu computador.

Audio Return Channel

Embora o cabo HDMI tradicional envie sinais de som e imagem com qualidade digital, ele permite um único sentido para o áudio. Dessa forma, muitos usuários são obrigados a utilizar um novo cabo de retorno de áudio da sua TV até seu sistema de som.

Entre as novas especificações, outro canal se encarrega de retornar o áudio no padrão 1.4, eliminando assim mais um cabo da sua estante. Entre as novas possibilidades deste mesmo recurso é participar de videoconferências pela televisão, mesmo que gerenciadas pelo computador.

Muito mais qualidade

3D Over HDMI

O HDMI 1.4 será o responsável pela popularização dos formatos e resoluções de imagens 3D ao mercado. A especificação padroniza entradas e saídas de sistemas domésticos para a reprodução de imagens 3D. Isso permite maior compatibilidade entre os aparelhos e possibilita uma resolução duas vezes maior que o formato Full HD atual.

A padronização das imagens 3D.

4K x 2K Resolution Support

Se a expressão “cinema em casa” ainda não condizia com a realidade que vemos atualmente, o HDMI 1.4 permite resoluções de imagem até quatro vezes maior que o cobiçado padrão Full HD.

Isso significa que sua televisão pode exibir imagens com a mesma qualidade que a maioria dos cinemas digitais da atualidade, só que no conforto da sua casa. Os formatos compatíveis são: 3840 x 2160 a uma taxa de 24 Hz, 25 Hz ou 30 Hz; e 4096 x 2160 a uma taxa de 24 Hz.

Razão entre as resoluções Quad Full HD e demais.

Expanded Support For Color Spaces

A tecnologia HDMI agora suporta especificações de cores que antes eram exclusivas de câmeras digitais. Formatos como sYCC601, Adobe RGB e AdobeYCC601 podem ser interpretados pelo cabo quando este é conectado a uma máquina digital. Isso se reflete em imagens mais realistas, com cores mais vivas e profundas.

Do tamanho de suas necessidades

Micro HDMI Connector

Outra novidade que está sendo lançada junto do padrão 1.4 é a nova gama de formatos do conector. Muitos dispositivos portáteis deixam sua compatibilidade HDMI de lado por conta das avantajadas dimensões da porta mini HDMI.

Micro HDMIJá o novo micro HDMI tem aproximadamente a metade do tamanho do modelo mini e é capaz de manter a mesma resolução de 1080p. Isso deve aumentar a compatibilidade do formato com os aparelhos portáteis e possibilitar câmeras de alta resolução ainda menores.

Automotive Connection System

O formato HDMI não se popularizou na indústria automotiva por conta das condições a que o conector se submete dentro de um veículo. Fatores como a instabilidade dos aparelhos, temperatura e ruídos prejudicam a transmissão do sinal.

Diante desses problemas, foi desenvolvido outro modelo do cabo que atende a essas necessidades. Com ele as montadoras contam com mais um recurso para distribuir conteúdos em alta definição pelo carro.

Diversos modelos

Com a chegada do padrão 1.4 às lojas, aumenta também a variedade de componentes na hora da compra. De nada adianta adquirir um cabo com todos os recursos se a sua televisão não possui suporte para tal tecnologia. Além dos modelos micro e mini, a chegada do padrão 1.4 traz as seguintes alternativas para cabos HDMI:

  • Cabo HDMI comum: cabo atualmente convencional, suporta imagens de resolução máxima de 1080i/60;
  • Cabo HDMI de alta velocidade: este modelo conta com as especificações de imagem do padrão 1.4 com suporte para resolução Quad Full HD, Deep Color e formatos 3D;
  • Cabo HDMI comum com Ethernet: embora sua qualidade de imagens seja a mesma que a do cabo HDMI convencional, este modelo possui o canal de transmissão de dados;
  • Cabo HDMI de alta velocidade com Ethernet: além das especificações de imagem do padrão 1.4, este cabo transmite dados em alta velocidade. Este é o único a trazer todos os recursos do novo padrão;
  • Cabo HDMI automotivo: permite a conexão de aparelhos externos com sistemas de som e imagem de veículos.

Quando chegam ao mercado?

Como dito, as novas especificações do formato HDMI só fazem sentido mediante aparelhos que utilizem tal tecnologia. Os primeiros televisores com a resolução Quad Full HD e suporte 3D já foram apresentados ao publico na última edição da CES. A maior feira de eletrônica do mundo contou ainda com a presença de Blu-ray players, projetores 3D e uma grande gama de portáteis compatíveis com a tecnologia.

Aguardamos a chegada dos novos aparelhos.No entanto, estes produtos ainda não estão disponíveis ao consumidor e devem chegar ao mercado internacional somente no final deste ano. Já nas lojas brasileiras não se deve esperar TVs com HDMI 1.4 antes de 2011, e sua popularização no território nacional deve iniciar somente em 2012. Até lá continua prevalecendo o padrão 1.3 e os aparelhos da geração atual.

É esperada uma verdadeira revolução nas mídias digitais com a chegada deste novo padrão. Mas para usufruí-la, é necessário trocar todos os aparelhos da sua casa pelos compatíveis com o HDMI 1.4.

Além de permitir conectividade entre os eletrônicos, maior qualidade de imagem e formatos 3D, o padrão 1.4 vai extinguir quase todos os cabos da sua TV. Com esses recursos em mãos, não deve demorar para que os fabricantes desenvolvam soluções inovadoras para a reprodução de mídia digital.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.