Quem copiou quem? Gates finaliza debate sobre criação da interface gráfica

1 min de leitura
Imagem de: Quem copiou quem? Gates finaliza debate sobre criação da interface gráfica
Imagem: fastcoexist

Sendo uma das pessoas mais importantes para a história computação pessoal e para o meio da tecnologia como um todo, Bill Gates resolveu fazer sua primeira sessão de perguntas e respostas no Reddit. O magnata e filantropo começou um tópico no fórum pedindo para que os usuários lhe perguntassem qualquer coisa, e adivinha qual questionamento apareceu logo de cara: “você copiou Steve Jobs ou ele copiou você?”.

A questão foi levantada pelo usuário “HalesOwnShrek”, que se referia ao debate primordial entre fanboys da Microsoft e da Apple: quem copiou quem na criação da interface gráfica que revolucionou a computação pessoal no Windows e o Mac?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Gates, sem titubear, resolveu responder a polêmica pergunta e, para a surpresa geral de quem acompanhava a sessão de perguntas e respostas, ele fez a seguinte revelação:

Nós dois nos beneficiamos do trabalho que a Xerox Parc fez

“A principal ‘copiação’ que aconteceu em relação a Steve e eu foi, na verdade, o fato de que nós dois nos beneficiamos do trabalho que a Xerox Parc fez ao criar a interface gráfica. Não foram só eles que fizeram isso, mas o trabalho deles foi o melhor”, escreveu Gates em sua resposta. Ele ainda explicou que, apesar Microsoft e Apple terem se inspirado no que uma concorrente em comum fez, a situação não foi nada ilegal. “Steve contratou Bob Belville, eu contratei Charles Simonyi. Nós não violamos nenhuma patente da Xerox, mas o trabalho deles mostrou o caminho que levou à criação do Windows e do Mac”, completou.

Apesar de o debate entre fanboys de plataformas desktop como o Windows e o macOS já ter se apagado bastante agora que os malucos por Android e iOS estão tentando se matar na web, é interessante ter uma resolução oficial de uma das mais antigas picuinhas de todas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.