Seleção: programas e dicas que todo bom gamer precisa ter no PC

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: programas e dicas que todo bom gamer precisa ter no PC

Se você é fanático pelos games mais alucinantes do momento ou simplesmente gosta de ter o melhor rendimento possível da máquina ao jogar, é necessário ter alguns cuidados adicionais ao utilizar o computador. Além disso, há diversos programas especialmente desenvolvidos para auxiliar o usuário em diversas etapas no mundo dos jogos para PC.

Neste artigo indicamos alguns dos melhores aplicativos para gamers em diversas áreas de interesse – download, anticheat, comunicação, otimizadores, antivírus especiais e outros. Com as dicas do Baixaki você vai acabar com lentidão e problemas desnecessários ao curtir seus games preferidos.

Drivers atualizados

Um dos primeiros passos para otimizar o desempenho do seu PC é atualizar o driver da placa de vídeo. ATI e Nvidia disponibilizam atualizações periódicas nesse sentido e adéquam seu hardware ao que há de mais novo em games. Muitas correções e melhorias sensíveis em jogos atuais são o alvo dessas atualizações, portanto não deixe de fazer o download de acordo com a fabricante da sua placa de vídeo.

Drivers atuais para placas ATI
Drivers atuais para placas Nvidia

Poupe recursos!

Velocidade de banda, memória e processamento: poupar o máximo desses três recursos é a prioridade que todo gamer deve ter antes de executar um jogo. A melhor maneira de resolver isso é ir até a bandeja do sistema (systray) – aquela barrinha cheia de ícones de programas no canto da tela –, clicar com o botão direito do mouse e fechar os aplicativos que não serão utilizados durante o game. Confira o exemplo abaixo:

Um navegador, um comunicador instantâneo e outras pequenas aplicações consomem aproximadamente 200 MB de memória. Some isso a todos os outros aplicativos importantes e você terá problemas caso não tenha muita memória disponível na máquina. Quem usa conjuntos AMD + ATI pode fazer uso do Fusion for Gaming, um aplicativo especialmente desenvolvido para cortar os processos desnecessários do PC enquanto você joga.

Libere mais memória

Há diversos aplicativos no Baixaki especialmente desenvolvidos para liberar a memória já utilizada no PC, o que é indicado para ser feito após fechar os programas desnecessários. Indicamos os seguintes para você liberar a memória da máquina:

Memory Improve Master
Ram Idle
Ram Booster

Antivírus chato!

Você atravessa um corredor no CS e encontra um adversário de costas, escondido atrás de uma caixa. A primeira ação é trocar de arma e empunhar a faca, quando exatamente na hora do golpe o CS é minimizado para dar lugar a uma bela mensagem de que a atualização do antivírus foi concluída. Sim, esse tipo de situação acontece com muitos jogadores.

Exemplos de funções no Kaspersky e no Avast.

Na grande maioria dos antivírus mais recentes – em especial as versões 2010 – há configurações especiais para gamers nas opções do programa. Se você não abre mão do aplicativo ao jogar, vale muito a pena conferir se é possível desabilitar notificações, atualizações e buscas por vírus enquanto um game roda em tela cheia, por exemplo. Também há antivírus especialmente desenvolvidos para jogadores, como os seguintes:

Ad-Aware Game Edition
BitDefender Game Safe
Norton Antivirus Gaming Edition

Conexão lenta?

Programas de download – P2P e torrent – também devem ser fechados, mesmo que nenhum arquivo seja baixado no momento. As transferências sempre ocorrem – principalmente por upload – e diminuem o rendimento da conexão em jogos online. Lembre-se sempre de fechar esse tipo de aplicação antes de entrar em algum game online.

Os aplicativos mais famosos para gamers!

Steam

Se você gosta de estar por dentro dos lançamentos mais quentes para games, não deixe de ter o Steam instalado em sua máquina. Ele é simplesmente o maior sistema de distribuição de jogos já criado e domina mais de 70% desse mercado.

Dentro do aplicativo você confere novidades, baixa jogos e versões demonstrativas, se comunica com os outros usuários e realiza diversas ações pertinentes ao mundo dos games. Ele é uma verdadeira rede social para jogadores de todo o mundo.

Xfire

Este é um comunicador instantâneo especialmente desenvolvido para gamers, pois ele não interrompe os jogos enquanto é utilizado. Bastam alguns atalhos na tela para conversar e enviar mensagens sem sair do game que você estiver jogando, ideal para muitas situações em que um segundo de distração significa a derrota.

PunkBuster

Se você joga Battlefield, Americas Army, Crysis, F.E.A.R., Call of Duty e outros games semelhantes online, pode ser muito útil fazer uso do PunkBuster. Este pequeno aplicativo é capaz de manter os cheaters afastados dos games, o que deixa o jogo bem mais honesto e competitivo.

SXE Injected

Ainda dentro do tema anticheaters, o SXE Injected é a opção exclusiva para Counter Strike e alguns outros jogos da Valve. Ele é obrigatório em diversos servidores do game e uma mensagem de aviso aparece ao iniciar as fases, com a versão utilizada por aquele servidor.

Hamachi

Este pequeno aplicativo se tornou uma febre entre os usuários de jogos online pelo fato de ele criar uma espécie de LAN à distância entre os computadores conectados em uma mesma rede. Alguém cria uma nova “sala” e os outros jogadores simplesmente se conectam a ela, o que permite curtir os games como se todos estivessem em uma rede local.

Agora é com você!

Há diversos outros macetes e dicas de programas que só a experiência como jogador traz, mas ao seguir as indicações do Baixaki com certeza o seu rendimento em jogos pode ser bem melhor. O bom senso muitas vezes é uma das melhores armas que o gamer tem quando os recursos da máquina começam a se tornar limitados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.