O insano AM-RB 001 terá um V12 da Cosworth e será apresentado no Canadá

1 min de leitura
Imagem de: O insano AM-RB 001 terá um V12 da Cosworth e será apresentado no Canadá

Nós já falamos aqui no TecMundo sobre o que acontece quando você deixa os engenheiros fora de suas jaulas de contenção e, pior que isso, dá a eles a missão de construir um hipercarro: o AM-RB 001 é a combinação da insanidade e da genialidade de uma marca extremamente tradicional e de uma equipe de Fórmula 1 que é muito boa no que faz – e, para melhorar, essa parceria acaba de ganhar novos aliados de peso.

A Aston Martin e a Red Bull anunciaram que o seu hiperesportivo contará com um conjunto de propulsão híbrida que terá um motor V12 6.5 aspirado fornecido por ninguém mais, ninguém menos que a Cosworth, a fábrica britânica de motores que já conta com um status lendário, tendo fornecido os corações que equiparam carros de rua e nas mais variadas categorias do automobilismo, mais notadamente no Mundial de Rally e, claro, na Fórmula 1.

O motor à combustão terá estimados 900 cavalos de potência, que serão potencializados por um propulsor elétrico fornecido pela croata Rimac, cujo Concept One já foi mostrado espancando todo o tipo de hipercarro por aí nas arrancadas, desde a LaFerrari até o Veyron – sobrou até pro Tesla Model S.

Mas não para por aí: toda essa potência vai ser transferidas pelas rodas por um conjunto de transmissão que será fornecido pela Ricardo, que já é responsável pelos câmbios de carros de competição e outros esportivos, como é o caso do Veyron.

O “esqueleto” do AM-RB 001 ficará a cargo da Multimatic, parceiro de longa data nos projetos da Aston Martin e desenvolvedora de sistemas de suspensão que foram usados nos carros da Red Bull Racing em seus quatro títulos consecutivos.

A parte elétrica ficou a cargo da Bosch e, para finalizar, todo o processo de produção do veículo e de design ficou sob a responsabilidade de Adrian Newey, designer da Red Bull Racing e lenda viva do design da F1. Nada mal, não?

A primeira aparição física do hiperesportivo será feita no Canadá, no Salão de Toronto, que começa amanhã, dia 17. Vale lembrar que serão produzidas 150 unidades de rua e mais 25 voltadas para as pistas, todas com lançamento previsto para 2019.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.