Sinesp Cidadão: app para Android e iPhone verifica se carros são roubados

Basta inserir a placa do veículo no aplicativo para que seja informado se ele está em situação legal nas ruas brasileiras

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play Store)

Sabe aquele carro que está parado na sua rua faz vários dias e ninguém entra ou sai dele? Você já deve ter parado para pensar se ele é um veículo legal ou se ele foi roubado, não é mesmo? Pois, se você já passou por alguma situação parecida com essa, precisa conhecer um aplicativo que faz a verificação do estado legal do carro em poucos segundos. Estamos falando do Sinesp Cidadão, criado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

O aplicativo se conecta à internet para acessar os bancos de dados do governo federal e consegue descobrir em poucos segundos se um carro é roubado ou não — tudo isso somente com a placa. Ele ainda consegue identificar se o carro possui placa clonada, por exemplo. Caso esteja em situação legal, o app dirá que está tudo “OK”. De outro modo, ele mostrará que há registro de roubo ou furto para aquela placa.

Os desenvolvedores da Serpro lembram que não é recomendável que os usuários tentem abordar motoristas ou pessoas próximas ao carro, mesmo em caso de confirmação de roubo pelo Sinesp Cidadão. Confira o texto que está na descrição dos aplicativos logo abaixo:

“Vale destacar que nenhum cidadão deve fazer abordagem ou se aproximar de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de furto, roubo ou clonagem de placa, devendo acionar a Polícia pelo telefone ‘190’ para que uma equipe seja direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações.”

O Sinesp Cidadão está disponível para smartphones Android e também iPhones.


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


RELACIONADOS
COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO