Há pouco mais de duas semanas, o TecMundo mostrou para você o FaceApp, uma ferramenta divertida criada para distorcer retratos de pessoas para fazê-las sorrir, parecer mais velhas ou mais novas. Existe até a possibilidade de mudar a aparência a ponto de trocar a pessoa de gênero! Naquela oportunidade, o app só estava disponível na App Store da Apple, o que deixou todo o povo do Android de fora. Hoje, o FaceApp foi liberado na Google, e você já pode fazer o download gratuito para se divertir.

A ferramenta utiliza redes neurais, um segmento de inteligência artificial, para identificar com precisão as características do rosto humano e, em seguida, aplica as modificações conforme o usuário escolhe.

Em muitos casos, você não consegue distinguir a foto editada da original

Os resultados são bem interessantes, especialmente o filtro de sorrisos. Em muitos casos, você não consegue distinguir a foto editada da original, sendo que até rugas são colocadas no rosto para dar a impressão de uma risada completa. Existe uma série de possibilidades, mas o mais interessante é fazer recortes do “antes e depois” para publicar nas redes sociais.

O CEO da desenvolvedora do app, Yaroslav Goncharov, explicou que o FaceApp demorou algumas semanas para chegar ao Android porque a empresa teve que lidar com uma grande demanda de atividade em seus servidores depois do lançamento no iOS. Isso porque o aplicativo não faz as alterações localmente; ele envia a foto para a nuvem e recebe os arquivos já editados.

Ao Mashable, Goncharov disse que o app foi o item mais baixado na App Store na categoria “foto” em nove países e o mais popular entre os gratuitos em seis localidades. Foram mais de um milhão de downloads em duas semanas.