iOS4: saiba como atualizar seu iPhone para a nova versão

3 min de leitura
Imagem de: iOS4: saiba como atualizar seu iPhone para a nova versão

Depois de ser muito criticada devido à falta de algumas funções no sistema operacional de seu smartphone, a Apple finalmente lançou o tão aguardado iPhone OS 4.0, que traz várias novidades ao pequeno aparelho. Anunciado no começo do ano, criou-se uma grande expectativa em torno do novo firmware graças à adição de recursos que muitos usuários viam como essencial, como o esperado recurso multitarefa.

Para quem temia que o novo sistema fosse compatível apenas com as novas versões do aparelho, a notícia de que o iPhone OS 4.0 também pode ser utilizado em equipamentos a partir do modelo 3G e iPod Touch 2G trouxe alívio, embora com algumas restrições de recursos nos anteriores ao 3GS.

Porém, agora que o sistema foi lançado, fica a dúvida: como fazer para atualizar seu iPhone? Como utilizar todas essas novidades quando se está acostumado apenas com o básico? Se você não sabe como proceder para obter o novo sistema operacional ou mesmo como utilizá-lo, fique tranquilo: o Baixaki preparou um passo a passo para que você entre com pé direito na nova versão do sistema da Apple.

Novos recursos

Multitarefa

Enfim, depois de muito esperar, finalmente os usuários de iPhone poderão executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo graças ao multitarefas adicionado neste sistema operacional. Seu funcionamento é bastante simples: basta apertar duas vezes o botão Home para que uma pequena barra seja exibida na parte inferior da tela com os programas ativos.

Multitarefa

Pastas

Porém, apesar de ser um dos grandes destaques, o multitarefa é apenas uma das muitas novidades oferecidas pela iPhone OS 4.0. Além dele, outros recursos foram inseridos e tornam a utilização e organização do smartphone muito mais simples.

O sistema de pastas, por exemplo, é bastante funcional exatamente por agrupar programas semelhantes em um só lugar. Com isso, caso queira, pode reunir todos os jogos de um determinado gênero sem ter de fazer uma separação de telas. Para criar esses diretórios, basta sobrepor dois ícones para que eles sejam postos em um espaço próprio.

Pastas

iBooks

Porém, as novidades não ficaram restritas apenas às funcionalidades do aparelho. O iPhone OS 4.0 traz também outros novos serviços da própria Apple, como o iBooks. A livraria virtual foi lançada inicialmente para iPad e só agora chega aos smartphones.

Seu funcionamento é bastante semelhante à AppStore, ou seja, você procura o título desejado na biblioteca e compra-o ao toque de um dedo. Além disso, a interface em forma de estante torna a acessibilidade a esses livros muito mais dinâmica e interessante. Para quem já utilizava o serviço no tablet, uma boa notícia: as obras adquiridas no iPad podem ser lidas no iPhone sem nenhum custo adicional.

Biblioteca digital

Pequenas mudanças

Diga adeus ao fundo preto! Com o novo firmware do iPhone é possível alterar o “papel de parede” de sua tela de seleção de aplicativos.  Além disso, o serviço de email foi melhorado e permite o gerenciamento de várias contas em uma só caixa de entrada. Isso sem falar do sistema de propagandas interativas oferecidas pelo iAds.

Esses são apenas alguns recursos adicionados ou melhorados com o iPhone OS 4.0. Ao todo foram cerca de 100 novidades que prometem trazer ao usuário tudo aquilo que ele mais desejou durante todos esses anos. Porém, de que adianta saber de tudo isso se não tem o novo firmware instalado, não é mesmo?

Como instalar

Para instalar a nova versão do sistema operacional do iPhone é preciso que você possua o iTunes 9.2  em seu computador. É por meio dele que você vai executar o arquivo necessário para atualizar o firmware sem perder seus arquivos na atualização.


1. O primeiro passo para instalar o iPhone OS 4.0 é baixar a versão correspondente ao modelo de seu aparelho. Lembre-se de salvá-la em um local de fácil acesso, como a própria Área de trabalho.

2. Com o aparelho conectado ao computador, execute o iTunes e selecione seu iPhone no menu à esquerda do aplicativo (vide imagem abaixo);

Clique onde indicado

3. Segure o botão Shift e clique na opção “Atualizar”;

Clique para atualizar (não esqueça do Shift!)

4. Uma tela vai surgir. Nesta nova janela, selecione o arquivo que você baixou no primeiro passo e clique em “Abrir”.

Selecione e pronto!

5. Por fim, clique em “Atualizar” e espere que a instalação do iPhone OS 4.0. Lembre-se de que se trata de uma alteração no sistema do aparelho, portanto não interrompa o processo ou pode perder seu iPhone.

Pronto! Agora você pode utilizar todos os recursos oferecidos pelo iPhone OS 4.0! Mas de todas as novidades, qual mais lhe agradou? E o que falta ser adicionado em uma futura atualização? Deixe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.