Por que aquele filme em DVD não roda no meu computador?

Descubra o que está por trás das permissões dos DVDs e como resolver isso no seu computador

Hoje em dia, a mídia DVD substituiu de vez as antigas fitas VHS. Além disso, muita gente não assiste mais aos filmes e séries nas televisões, mas sim em seus computadores.   Algumas vezes, os DVDs não rodam ou não podem ser lidos. Neste artigo, vou analisar um pouco o que pode estar acontecendo.

Depois de alguma pesquisa, concluí que pode estar acontecendo uma de duas coisas (ou as duas ao mesmo tempo). A primeira e mais comum é a configuração de área da mídia e do tocador. A segunda pode ser um problema de codec.

Mas eu toco meu DVD no computador da sala, e não da área.

Quando saíram as primeiras mídias em DVD que tinham capacidade de conter um filme inteiro com extras, as produtoras de filmes temiam que essa mídia pudesse alimentar a pirataria, já que qualquer um poderia copiar as informações em um DVD.

DVD

Além disso, as distribuidoras de filmes lançam os DVDs em diferentes épocas em diferentes locais do mundo. Como o comércio internacional hoje em dia é muito mais fácil do que há 10 anos, um filme que por motivos comercias sai  três meses antes nos Estados Unidos do que no Brasil pode, através de importações não-autorizadas ou viagens particulares, chegar aqui antes de seu lançamento oficial.

Para impedir que isso pudesse acontecer, as distribuidoras concordaram com o formato do DVD se ele viesse com um código de área, que funcionaria como uma chave para rodar o filme. Aparelhos fabricados e vendidos em determinada área teria um código e os filmes lançados nessa área teriam o mesmo código. Só assim o filme poderia rodar. Em outras palavras, um aparelho de uma área não rodaria um DVD com código de outra área.

Imagem de DVD da Área 1 As áreas definidas foram:

1. Estados Unidos e Canadá
2. Europa e Japão
3. Sudeste Asiático
4. América Latina e Austrália
5. Rússia, os outros países da Ásia e África
6. China

Mas o que isso tem a ver com meu computador?

Como resolver isso no seu computador?A informação de código nos aparelhos de DVD se encontra no firmware do produto, ou seja, na programação do próprio aparelho. Já a informação de código nos computadores se encontra no software ou do sistema operacional ou do programa que roda o DVD. Se você está rodando um DVD de uma área que não seja a do seu computador, isso pode impedir que você veja seu filme lá.

Algumas vezes os programas que rodamos são feitos nos Estados Unidos ou na Europa e vêm com informações de área desses países. Se esse é o caso, por mais que o seu DVD rode no aparelho da sala ligado à televisão, pode ser que ele não rode em seu computador, porque o programa não reconhece aquela área como válida.

E como resolver isso?

Uma forma de resolver o problema é instalar um programa que tenha o código da área do DVD. Os filmes alugados ou vendidos no Brasil, salvo se forem fruto de pirataria ou trazidos de outros continentes, são da Área 4. Ou então, muitos programas trazem configurações de área. Basta escolher nas configurações a área apropriada para o DVD.

Assista a DVDs no seu computadorGeralmente a informação da área do DVD está impresso na capa do mesmo. Agora, se o disco for fruto de pirataria ou uma cópia ilegal, pode ser que você não descubra de qual área ele veio originalmente e o problema pode estar justamente aí.

E o que você estava falando sobre Codecs? Será que eles podem me ajudar?

Codecs são programas Codificadores-Decodificadores, que codificam e decodificam os filmes e arquivos de mídia para serem armazenados e lidos em seu computador. Atualmente existem diversos codecs diferentes, com vantagens e desvantagens diferentes. Os mais conhecidos são os MPEG-2, MPEG-4, DIVX, XVID e o grande pacote K-Lite Codec Pack, que traz todos esses codecs e vários outros.

A maioria desses codecs servem para assistir a filmes em formatos próprios para computador, como AVI, MPG, M4V ou RMVB. Mas muitas vezes esses mesmos codecs são usados para ler  os filmes de DVDs em programas como o Windows Media Player ou o Media Player Classic.

Se esse for o caso, seu DVD pode não estar sendo lido justamente porque você não tem os codecs necessários para isso ou o codec que está instalado foi configurado para áreas que não são do disco que você está tentando rodar.

E então, o que fazer?

Assista tranquilamente a filmes no seu computadorUma forma simples de resolver a questão é justamente instalando os codecs necessários. Mas você não precisa instalar todos os codecs existentes, basta instalar o K-Lite Mega Codec Pack que traz praticamente todos os codecs que você possa um dia vir a precisar (ou não). O Baixaki disponibiliza esse programa neste link.

Uma outra alternativa é você instalar programas reprodutores de DVD, como o PowerDVD, que rodam discos de todas as áreas. Existem outros reprodutores, gratuitos e pagos, e você encontra muitos no Baixaki.

Concluindo

Acredito que observando essas questões apontadas, tanto da área do DVD e do programa quanto dos Codecs instalados, você vai conseguir assistir a seus filmes favoritos direto de seu computador ou laptop.

Você já enfrentou este problema antes? O que fez para resolvê-lo? Essas dicas foram úteis?


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


RELACIONADOS
COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO