Tira-dúvidas: baterias viciadas, imagens de CD, antivírus e gravação de discos.

5 min de leitura
Imagem de: Tira-dúvidas: baterias viciadas, imagens de CD, antivírus e gravação de discos.

Se você sempre teve uma dúvida sobre informática, internet ou qualquer outro assunto de tecnologia, mas não teve para quem perguntar (ou coragem de perguntar), saiba que você sempre poderá contar com a equipe do Baixaki, que pesquisa constantemente para se manter sempre bem informada, podendo assim transmitir a você, usuário, tudo o que aprendemos, de forma clara, prática e detalhada.

Neste artigo responderemos algumas dúvidas sobre baterias de notebook mal comportadas, os formatos mais populares de imagens de discos, gravação de discos com músicas em MP3 e, por último, citamos algumas matérias já escritas sobre os melhores antivírus. Boa leitura!

Medidor de bateria do notebook

O nosso usuário Leonardo Moraes tem uma dúvida sobre o medidor de bateria de seu notebook. Veja abaixo a pergunta:

"Cara equipe do baixaki,
Meu notebook vem apresentando uma coisa meio incomum: o índice de memória utilizada nunca fica abaixo dos 40%, e às vezes até mais. Isso é normal?"

Bateria de notebook.As baterias de notebook costumam ter os mesmos problemas que as de celular, ou até mesmo pilhas comuns recarregáveis. Os chamados "efeito memória" e "bateria viciada" são termos muito utilizados nesses casos. Geralmente, as informações incorretas fornecidas pelo medidor de bateria aparecem quando o notebook é deixado muito tempo sem uso (como alguns dias), ou mesmo depois de muito tempo de uso contínuo e exaustivo. Isso pode ser facilmente resolvido se você executar um procedimento chamado "recalibrar a bateria".

Recalibrar sua bateria nada mais é do que o ato de efetuar um ciclo de carga completo — carga máxima e carga mínima. Isso fará com que o medidor seja regulado, mostrando a carga real. Vale lembrar que há um atraso na informação do medidor e, portanto, o restante de carga da bateria é sempre um pouco menor do que o informado.

1. Ligue o notebook com o cabo de energia conectado e espere que a bateria seja carregada ao nível máximo.

2. Retire o cabo de energia para que a carga da bateria comece a ser usada.

Windows XP:

3. Abra o Painel de Controle e localize o ícone "Opções de Energia". Mude as opções da aba "Esquemas de Energia", para que elas fiquem exatamente como as da imagem abaixo.

Configurações de energia.

4. Clique em OK e aguarde, ou continue utilizando o notebook para que toda a carga da bateria seja usada. Se avisos de baixa carga aparecerem, ignore-os.

5. Deixe o computador ligado até que ele desligue sozinho pela falta de energia. CUIDADO: é recomendável que você não utilize o notebook para que nada esteja sendo executado quando ele desligar.

6. ESTE PASSO É MUITO IMPORTANTE: RETIRE a bateria do notebook e deixe-a "descansar" por 4 a 5 horas.

7. Por fim, conecte-a novamente ao computador, plugue o cabo de energia e ligue o notebook já com a sua bateria calibrada e o medidor de energia marcando a quantidade correta.

Windows Vista:

O procedimento no Windows Vista é praticamente o mesmo, mudando somente a maneira com que as opções de energia são mostradas.

3. Abra o Painel de Controle e entre nas Opções de Energia.

4. Selecione o plano "Alto desempenho" e clique no link "Alterar configurações do plano".

5. Mude as opções para que elas coincidam com a imagem abaixo.

Alterando configurações de energia

6. Clique no link "Alterar configurações de energia avançadas".

7. Na janela que se abrirá, altere todas as opções que possam fazer com que o notebook economize bateria, fazendo assim com que ela acabe mais rápido.

*O restante dos passos é idêntico ao Windows XP (passos 4 a 7 do parágrafo anterior).


Imagens de CD

O usuário Renato nos pediu definições de imagens de CD, como ISO, MDF, MDS, NRG e outras. O artigo "O que é ISO?" define perfeitamente o conceito de imagem de disco (não só ISO, como todas as imagens, de maneira geral). Portanto, vamos nos ater a informar a origem de cada um dos formatos diferentes de imagem e citar alguns programas compatíveis.

Formato de imagem ISO.ISO: como a grande maioria dos usuários já sabe, o formato ISO é o mais popular entre os tipos de imagem. A quantidade de programas suportados é enorme. Todos os programas gravadores de discos são compatíveis com ele, além de alguns emuladores de drives, como o Daemon Tools.

NRG: formato de propriedade da Ahead, desenvolvedora da suíte do Nero. Os dados são gravados no formato ISO 9660, mas tem algumas variações estruturais em relação ao ISO. Obviamente o Nero é capaz de ler esse formato, bem como o UltraISO e o PowerISO. O NRG2ISO converte o formato NRG para o ISO. O Daemon tools também suporta o NRG.

Imagem de CDMDF: assim como o Nero, o Alcohol 120% também tem o seu formato proprietário, que é o MDF. Seu significado é "Media Disc Image File" (ou "Arquivo de imagem de disco de mídia"). Programas que podem abri-lo são o próprio Alcohol 120%, o Cyberlink PowerDVD, o MagicISO, o IsoBuster e o Daemon Tools.

MDS: também do Alcohol 120%, o MDS é um arquivo de texto, geralmente de poucos Kilobytes, que dá algumas informações complementares sobre arquivos MDF e ISO. Um arquivo MDS nunca virá sozinho, mas acompanhado de um MDF ou ISO. Os programas MagicISO, Cyberlink PowerDVD, DVDShrink e Daemon Tools são capazes de ler esse formato, bem como o próprio Alcohol 120%.

CUE: arquivos de texto simples, que virão sempre acompanhados de um BIN e têm função similar à do MDS. Também podem servir para guardar informações sobre o artista, o álbum e as faixas de CDs de áudio, para que os players as exibam. No Windows, os programas Nero, IsoBuster e Alcohol 120% são compatíveis. No Mac OS, utilize o Burn.

BIN: semelhante ao ISO, porém dependente do CUE. Se estivermos falando em imagens de disco, nunca encontraremos um BIN sem um arquivo CUE de mesmo nome acompanhando.


Gravação de MP3

O Joaquim Martins da Silva nos perguntou se é possível gravar CDs no formato MP3, utilizando o CDBurnerXP. A resposta rápida é SIM, pois o MP3 é um arquivo de dados como qualquer outro, porém com informações musicais. Para gravar esse tipo de disco, abra o CDBurnerXP e selecione "Disco de Dados". Depois, é só adicionar as músicas e mandar o programa começar a gravar. Você pode até gravar DVDs com milhares de músicas!

Gravando MP3 com o CDBurnerXP

ATENÇÃO: o que pode gerar confusão é na hora de escolher o tipo de disco que se quer gravar. Se você escolher "Disco de áudio", o CDBurnerXP, bem como qualquer outro programa gravador, pensará que seu desejo é queimar suas músicas em uma mídia que seja tocável em qualquer CD Player comum.
Se você adicionar arquivos MP3 a uma compilação que está preparada para gravar um CD de áudio, o programa gravador vai converter as músicas MP3 para o formato de áudio comum, que ocupa muito mais espaço.


Melhor antivírus

Uma usuária curiosa nos mandou a seguinte pergunta: "Qual é o melhor antivírus gratuito? E o melhor anti-spyware? E o melhor Firewall?"

Nós já temos estas perguntas respondidas no Baixaki. Confira abaixo alguns artigos sobre o assunto:

Não se esqueça de sempre nos enviar suas dúvidas através do e-mail abaixo. Quem sabe publicamos sua pergunta no site.

e-mail do Tira-Dúvidas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.