Android: como medir a velocidade de conexão

2 min de leitura
Imagem de: Android: como medir a velocidade de conexão

(Fonte da imagem: iStock)

O uso das conexões sem fio está se tornando cada vez mais comum nas residências e estabelecimentos comerciais, principalmente com a popularização de aparelhos portáteis, como smartphones, notebooks e tablets. Aproveitando a onda, muitas prestadoras de serviço passaram a oferecer pacotes de conexão com modem Wi-Fi gratuito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora a ideia seja boa, muitas vezes os aparelhos ofertados são de baixa qualidade, prejudicando a agilidade da sua conexão sem fio. A melhor forma de descobrir se há perda de velocidade é realizando algumas medições no sinal Wi-Fi que chega até os aparelhos.

No caso do Android, existem diversos apps que podem ajudar você a verificar se a sua conexão está de acordo com o que foi contratado na operadora e também conferir se o dispositivo Wi-Fi está funcionando como deveria. Veja abaixo algumas aplicações bem interessantes.

Os eleitos

Speedtest.net

O primeiro escolhido da lista é o Speedtest.net, uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é teste de conexão no Android. Ele recebe e envia pacotes de dados pela rede e avalia a velocidade dessas transferências, exibindo o resultado obtido de forma bem clara e didática.

Não há muito segredo na utilização do app. Depois da instalação, basta executá-lo e aguardar alguns instantes para que ele possa se conectar a um dos servidores disponíveis. Clique sobre o botão “Begin Test” para que o teste seja iniciado e aguarde até que os resultados sejam exibidos na tela.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Você pode acompanhar o progresso do teste por meio dos ícones mostrados no canto superior direito da tela. O Speedtest.net permite ainda selecionar unidades de medida diferentes, como Mbps ou Kb/s. As animações exibidas na tela também são totalmente personalizáveis, basta acessar a opção “Configurações” mostrada na barra de ferramentas do app.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Hastighedstest

O segundo eleito é o Hastighedstest. Embora a interface do app esteja em outro idioma, as unidades de medida utilizadas são as mesmas vistas no mundo todo. O uso da aplicação é bem simples. Para iniciar os testes, basta clicar em “Start test” e aguardar até que os resultados estejam prontos.

A ferramenta avalia primeiro a velocidade de download, baixando pacotes da internet. Depois é a vez de examinar a velocidade de upload, enviando conteúdo pela rede. Os resultados são armazenados em um histórico para você poder comparar os dados e avaliar melhor o desempenho da rede.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Internet Speed Test

A terceira aplicação selecionada é a Internet Speed Test, um dos apps mais simples encontrados no Google Play, mas tão eficiente quanto seus concorrentes. Para dar início aos testes, é só clicar em “Start speed test” e aguardar até que a análise seja finalizada.

Assim como nos aplicativos anteriores, as medições do Internet Speed Test são feitas com base na velocidade de envio e recebimento de pacotes pela rede. O app permite que você personalize a interface de exibição, modificando a coloração dos itens mostrados da tela.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

.....

Agora que você conhece três boas aplicações para medir a velocidade da sua conexão com a internet, aproveite para conferir se o sinal que está sendo captado pelo seu Android é compatível com o serviço contratado na operadora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.