Desafio Baixaki: 20 jogos de Android que vão rachar a sua cuca [vídeo]

11 min de leitura
Imagem de: Desafio Baixaki: 20 jogos de Android que vão rachar a sua cuca [vídeo]

Se jogos para celular cheios de ação e gráficos alucinantes não fazem seu estilo, porque não tentar um bom e velho jogo de raciocínio? E se você possui um Android, melhor ainda, pois o Market está cheio de excelentes opções.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, jogar games de raciocínio é uma ótima maneira de passar o tempo em uma sala de espera ou quando não se tem muito para fazer. Há também indícios de que quem exercita o cérebro constantemente, corre menos riscos de doenças como o Alzheimer.

Portanto, se você está querendo manter seu cérebro treinado e saudável, aqui há uma lista dos 20 melhores jogos no estilo que você pode instalar no seu Android. Lista, aliás, que com certeza garantirá muitas horas de diversão.

  • É importante citar que a lista compreende aplicativos pagos e gratuítos. Quando o link disser "Free", redicionará o leitor para o download do aplicativo. Quando o link disser "Full", redicionará ao Market, onde o usuário poderá adiquirir o jogo.

Greedy Spiders

Greedy Spiders é um jogo de estratégia baseado em turnos, no qual o objetivo é salvar as moscas de serem devoradas pelas aranhas. Esse game exige que o jogador pense dois a três turnos na frente nos níveis mais difíceis, para que se tenha sucesso.

Da mesma forma que muitos outros jogos do gênero, Greedy Spiders usa a dinâmica de “aqui estão vários níveis, consiga três estrelas em cada um deles”. Embora pareça repetitivo, o jogo torna-se interessante pois usa das estrelas conseguidas para desbloquear os novos níveis.

Greedy Spiders é um jogo bastante divertido. Os gráficos são bem feitos, roda sem travamentos e existe uma vasta quantidade de conteúdo para ser explorado. Logo que você imaginar que pegou o jeito e que os níveis se tornarão repetitivos, uma nova variável é inserida e você está de volta à fase de adaptação, lutando pela vida da sua mosca.

Greedy Spiders possui mais de 100mil downloads no Market, com uma nota média de 4,5. É um valor muito bom e o jogo faz por merecer. Se você gosta de ter que pensar à frente da IA, Greedy Spiders vai render muitas horas de diversão e de neurônios queimados.

Clique aqui para baixar o Greedy Spiders Free.

Clique aqui para baixar o Greedy Spiders Full.

Cut the Rope

Quando foi lançado para o iPhone, Cut the Rope foi considerado o novo “Angry Birds” por grande parte da mídia. Hoje, com sua versão para Android, ele mostra que todos os elogios foram merecidos.

O jogo apresenta uma interface muito colorida e sons muito bem selecionados, além das animações do “bichinho”, que deve ser alimentado, serem muito cativantes. Os níveis oscilam entre médios e fáceis, mas a mecânica perfeita do jogo vai fazer muita gente ficar viciada.

O objetivo principal é o de alimentar On Nom (aquele bicho verde) com doces. Mas como ele é muito faminto, você deve executar tal tarefa através de uma corda, afinal segurança é tudo. Conforme o jogo vai evoluindo, novos itens vão surgindo para estimular o jogador a pensar. Claro que há níveis em que entregar o doce diretamente a On Nom seria extremamente simples, mas o desafio fica em pegar todas as estrelas através do caminho.

Clique aqui para baixar o Cut the Rope Full.

Apparatus

Se você gosta de imaginar máquinas absurdamente complexas, para resolver os problemas mais simples, então Apparatus é o jogo ideal. O objetivo é só um: colocar a bola cinza na caixa azul. Fácil, certo? Errado, pois a caixa vai ficando cada vez mais inacessível.

Para jogadores do Playstation, Apparatus pode lembrar o famoso título Little Big Planet. Os controles aqui são bastante intuitivos e não demora para o jogador se adaptar à mecânica do jogo. Além disso, não existe resposta exata para cada nível e a criatividade do jogador será muito exigida.

A versão gratuita do jogo conta com 12 níveis mais a possibilidade de criar fases próprias. Contudo, pelo jogo pode ser feito o download de níveis criados pela comunidade, o que aumenta exponencialmente a quantidade de áreas a serem exploradas.

Clique aqui para baixar o Apparatus Free.

Clique aqui para baixar o Apparatus Full.

X-Construction

Construir uma ponte nunca foi tão divertido. X-Construction é um jogo que explora algumas simples leis da física para estimular o jogador a construir pontes que sejam capazes de aguentar o peso de um trem. Além disso, ele é divertido e desafiador, o que com certeza valerá alguns momentos do seu tempo.

Os controles são bastante simples, bastando clicar e arrastar o dedo na tela para inserir as barras. Aqui também não há um jeito exato para passar de cada nível e o jogador tem que estar preparado para enfrentá-los diversas vezes até achar a ponte ideal.

Cada fase possui uma limitação de quantas barras podem ser utilizadas. Contudo, sempre há mais barras do que é realmente necessário, portanto, se elas faltaram, é porque você está fazendo errado.

Clique aqui para baixar o X-Construction Free.

Clique aqui para baixar o X-Construction Full.

Early Bird

Outro jogo que fez sucesso no iOS, agora chega também para o Android. Early Bird é simples e possui uma temática com a qual não poderíamos estar mais familiarizados, pássaros. O objetivo também é lógico, temos apenas que alimentá-lo com uma minhoca.

Mas os clichês param por aí. Cada fase de Early Bird é um grande desafio, capaz de gerar horas de diversão, sem se tornar maçante. Além disso, com gráficos que lembram um desenho animado e desafios capazes de obrigar o jogador a pensar bastante, Early Bird irá agradar dos mais jovens aos mais velhos.

Os controles também são bastante simples. Basta deslizar o dedo sobre a tela e o pássaro irá seguir tal direção. Os pontos são concedidos dependendo do tempo que o jogador leva para alcançar a minhoca e de quantos “deslizes” na tela ele precisa fazer.

Clique aqui para baixar o Early Bird Full.

Burn the Rope

Para quem já passou tempo suficiente “cortando a corda” (referência ao jogo CUT the rope), agora está na hora de queimarmos a corda. A lógica do jogo é simples e o usuário deve queimar o máximo possível dela que consta na tela.

Mas como na vida real, o fogo tende a ir pra cima e, utilizando-se do acelerômetro do celular, o jogador tem que manter o aparelho girando de forma que o foco fique sempre na tendência de queimar o resto da corda.

A física do jogo é perfeita e controlar o fogo é fácil, o que torna os desafios muito mais prazerosos de serem realizados. Além disso, os mais de 100 níveis presentes no aplicativo vão render muitas horas de passatempo.

Clique aqui para baixar o Burn the Rope Free.

Clique aqui para baixar o Burn the Rope Full.

Unblock Me

Como quase todos os outros da lista, Unblock Me é outro jogo que foi portado do iPhone para o Android. O objetivo aqui é completar o quebra-cabeça com a menor quantidade de movimentos possível.

Embora não tenha muita ação, Unblock Me vai exigir muito raciocínio e memória. Além disso, o jogo possui 400 níveis na versão gratuita, o que é uma oferta bastante generosa.

Clique aqui para baixar o Unblock Me Free.

Burn the City

Se você está cansado de jogos em que é preciso salvar a cidade de algum monstro, em Burn the City, o jogador assume a posição do monstro com o único objetivo de deixar todos os prédios em chamas.

Com uma jogabilidade que lembra muito a do famoso Angry Birds, Burn the City tenta inovar em alguns pontos. Tal junção o transformou em um jogo simples, mas que ainda exige alguma tática.

Clique aqui para baixar o Burn the City Free.

Clique aqui para baixar o Burn the City Full.

Doodle God / Devil

Aqui, ambos os jogos seguem o mesmo conceito, no qual você pode brincar de criador. A partir de elementos básicos, o jogador é convidado a combiná-los e evolui-los, até chegar a uma quantidade enorme de outros elementos.

A diferença básica entre ambos os títulos depende do caminho que se quer seguir, do mal ou do bem.

Clique aqui para baixar o Doodle Devil Free.

Clique aqui para baixar o Doodle God Free.

Clique aqui para baixar o Doodle Devil Full.

Clique aqui para baixar o Doodle God Full.

Bunny Shooter

Embora não tenha o nome mais convidativo da lista, Bunny Shooter é um jogo também bastante divertido. O objetivo aqui é acertar os coelhos malvados, usando uma série de itens do ambiente.

O jogo possui mais de 60 níveis e garantirá um bom tempo de diversão.

Clique aqui para baixar o Bunny Shooter Free.

Clique aqui para baixar o Bunny Shooter Full.

Totemo

Esse é um ótimo jogo que pode ser divertido tanto para crianças quanto para adultos. Ele é difícil o suficiente para obrigá-lo a sentar e pensar, mas também é fácil em um nível que não irá fazê-lo desistir de superar os níveis.

Ele engloba mais de 60 fases e o objetivo do jogo é o de fazer sequências de espíritos iguais, na quantidade que o totem no lado inferior esquerdo determina. Graficamente o jogo também é muito bem elaborado.

Clique aqui para baixar o Totemo Free.

Clique aqui para baixar o Totemo Full.

Bouncy Mouse

Bouncy Mouse pode ser considerado uma mistura de Angry Birds com Cut the Rope. Embora ele não tenha toda a atenção aos detalhes que os dois títulos de influência possuem, ainda é possível ter uma grande variedade de jogabilidade.

Os níveis mais avançados podem ser considerados bastante difíceis, mas a perseverança do jogador será recompensada. É gratificante encontrar a rota perfeita ou conseguir um tiro de sorte, após algumas tentativas em uma mesma fase.

Clique aqui para baixar o Bouncy Mouse.

Nano Panda

Sendo mais um jogo que tenta atrair o usuário pela sua beleza e pelos gráficos de desenho, Nano Panda ao menos foge dos tradicionais pássaros e traz pandas para a tela do seu smartphone.

Por um motivo inexplicado, cada nível requer que o jogador arremesse pandas a partir de um canhão para destruir átomos. Os pandas também possuem uma atração entre si e agem de acordo com a proximidade entre eles.

Cada nível também requer que o jogador conquiste as três estrelas para que outras fases sejam liberadas. O progresso também inclui novos elementos na tela, transformando Nano Panda em um jogo desafiador e divertido.

Clique aqui para baixar o Nano Panda Free.

Clique aqui para baixar o Nano Panda Full.

Doodle Fit

Cada nível de Doodle Fit é um contorno vazio, no qual você tem que organizar diversas peças espalhadas aleatoriamente de modo que elas encaixem com perfeição no espaço. Não há nenhuma maneira de manipular as peças, somente de movê-las.

Ao contrário da grande parte dos jogos dessa lista, Doodle Fit é um jogo fácil e que não irá exigir muito do raciocínio do jogador, ao menos até os níveis mais avançados.

Clique aqui para baixar o Doodle Fit Free.

Clique aqui para baixar o Doodle Fit Full.

Clowning Around

Palhaços... Algumas pessoas os amam e outras morrem de medo deles. De qualquer maneira, todos ainda gostam do circo e Clowning Around traz gráficos coloridos e que irão reacender a lembrança dos grandes palcos de lona.

A jogabilidade lembra muito a do jogo Cut the Rope, com a diferença de que Clowning Around possuí um cenário bem mais inesperado. Basicamente o jogo exige que as correntes sejam cortadas de forma satisfatória. A versão gratuita possui 15 níveis, enquanto a paga chega a 75.

Clique aqui para baixar o Clowning Around Free.

Clique aqui para baixar o Clowning Around Full.

Cosmonauts

Cosmonauts é um jogo colorido e inovador, que ainda carrega uma boa dose de humor. O jogo faz você assumir o lugar de um cosmonauta russo chamado Vadim, que encontrou aliens no espaço e agora precisa aprender a lidar com eles.

O game possui um estilo de tiro e catapulta que pode relembrar o famoso Worms. O único objetivo é destruir o adversário antes que ele destrua você. Para isso, o jogador deve usar de muita estratégia e de todos os itens que o ambiente proporciona.

Clique aqui para baixar o Cosmonauts Free.

The Moron Test

Embora o nome, traduzido para o português, signifique “Teste para burros”, você pode esperar muito raciocínio para resolver os problemas propostos pelo jogo. O começo, claro, é bastante simples e a interface rudimentar pode decepcionar, mas conforme o jogo vai avançando, também se torna muito interessante.

Às vezes, ele exigirá que o jogador pense “fora da caixa” para resolver problemas aparentemente simples. Contudo, o jogo não possui uma versão gratuita.

Clique aqui para baixar o The Moron Test Full.

Slice It

Slice It é um jogo de formas sólidas. Ou melhor, de como cortá-las na quantidade exigida usando certo limite de movimentos. A progressão da dificuldade também é muito bem balanceada, criando a curiosidade no jogador para saber como será o próximo nível.

Mesmo possuindo uma jogabilidade simples, Slice It também será capaz de prender o jogador por alguns momentos do seu tempo.

Clique aqui para baixar o Slice It Free.

Angry Birds Seasons

Por fim, como não poderia faltar, a lista também inclui uma das versões do famoso Angry Birds, o Angry Birds Seasons. Provavelmente a grande maioria das pessoas já esteja familiarizada com esse jogo, mas, para aqueles que não o conhecem, o objetivo aqui é o de atirar pássaros a partir de um estilingue, objetivando destruir os malvados porcos verdes.

Como há uma limitação no número de pássaros e cada um deles possui uma “habilidade” diferente, o jogo demandará muito da criatividade do jogador para que seja completado (ainda mais se o objetivo for o de conseguir três estrelas em todos os níveis).

A versão Seasons traz diversas novas fases em relação ao jogo original e com certeza será capaz de fazer os mais desatentos perderem horas em frente ao celular.

Clique aqui para baixar o Angry Birds Seasons Free.

...

Se você gostou dessa lista, não deixe de compartilhar sua experiência nos jogos e de nos falar qual deles é o seu preferido. E para quem não tem o costume de jogar aplicativos de raciocínio, o Tecmundo adverte: Esse grupo fará você perder horas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.