Os melhores aplicativos para ouvir músicas no Android [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Os melhores aplicativos para ouvir músicas no Android [vídeo]

O reprodutor de músicas nativo do Android funciona, mas não há nada de muito incrível para escrever sobre ele. Se você estiver procurando por um aplicativo com mais funções, aqui há uma lista de alguns dos melhores programas gratuitos da categoria.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com o crescimento rápido em popularidade do Android, é inevitável comparar função por função do sistema com o do iPhone e uma das principais perdas da Google ante à Apple é o reprodutor de músicas.

Na sua forma principal ele até funciona bem. É capaz de ler rótulos ID3, pesquisar a biblioteca usando diferentes critérios e possui funções básicas, como “repetir” e “aleatório”. Infelizmente, ele não oferece muito mais do que isso, o que torna os reprodutores alternativos quase que obrigatórios nesses aparelhos.

Para ajudá-lo mais uma vez na árdua tarefa de achar os melhores entre milhares de opções disponíveis no Android Market, nós do Tecmundo compilamos uma lista dos principais programas que qualquer amante da música deve ter no seu gadget.

MixZing

À primeira vista, o MixZing pode parecer bastante limitado. Mas não se deixe enganar, ele é um dos mais completos reprodutores de música para o Android. Apesar de não possuir uma interface muito revolucionária, suas diversas funções são responsáveis por garantir o devido destaque ao aplicativo.

Inicialmente, ao abrir o programa, já notamos uma diferença, pois ele é também capaz de reproduzir filmes. Embora não tenha todas as funções de um player de vídeos dedicado, o MixZing o faz sem maiores problemas.

Mas o principal, obviamente, fica por conta das suas funções musicais. Ao selecionar uma faixa, o programa automaticamente efetua o download da arte do álbum, com dados dos rótulos ID3.

A interface também, apesar de simples, é muito eficaz e possibilita uma navegação fácil e rápida através das pastas e músicas. Além disso, ela oferece algumas funções não encontradas em outros players, como:

  • A possibilidade de baixar a letra da música diretamente no aplicativo para acompanhamento;
  • Um editor de rótulos ID3;
  • Recomendações de músicas baseadas no perfil do usuário;
  • Um widget que mostra o que está sendo tocado quando o celular está bloqueado.

Entretanto, a versão gratuita do aplicativo tem algumas limitações. Além da propaganda (que pode ser desativada), o programa também desativa as funções do widget e do editor de rótulos ID3 após três dias de uso.

Baixar o MixZing.

³ (popular como Cubed Player)

Se você preza pelo visual inovador, então o ³ é a escolha ideal. Logo de cara, a maneira que o álbum é apresentado já vai surpreender. O programa monta uma espécie de cubo, com a imagem da respectiva música.

A partir desse ponto, toda a navegação pelo programa é feita através de deslizes, sem apertar botões diretamente. Deslizando na vertical, o álbum é escolhido. Abaixo, pode se escolher a maneira de procura, se por música, artista ou álbum. Acima do cubo também existem as opções para reproduzir, parar, tocar de forma aleatória e repetir.

O programa ainda possui um equalizador para melhorar o som do seu aparelho, bem como widgets para a tela inicial e para a tela de bloqueio.

Baixar o ³.

TuneWiki

Agora, se você é um frequentador assíduo de redes sociais, o TuneWiki é o aplicativo perfeito. Ele possui diversas funcionalidades voltadas para a integração entre os usuários e tudo que for ouvido pode ser facilmente compartilhado.

Além das funções já esperadas de um player nesses moldes, que seria a facilidade de compartilhar as músicas diretamente no Facebook ou no Twitter, o TuneWiki ainda vai além. Ele possui uma lista interna que mostra o que as pessoas estão ouvindo nesse exato momento em todo o mundo. É possível, por exemplo, encontrar outros indivíduos que estão escutando a mesma música que você no aplicativo ou então ver o que usuários próximos estão escutando.

Se com o tempo você encontrar uma pessoa que chame a sua atenção pelo gosto musical, é possível até mesmo “segui-la” e ver quais músicas foram ouvidas pelo usuário. Essa é uma boa forma de conhecer novos artistas de um determinado estilo. Assim como o contrário pode acontecer, e você começar a ter fãs no aplicativo.

Por fim o programa ainda apresenta todas as funções que se pode esperar de um reprodutor de músicas comum, como a possibilidade de criar listas, procuras faixas pelas mais diversas características na biblioteca, reproduzir em modo aleatório e alterar rótulos ID3. Ele também importa automaticamente da internet a letra das músicas, destacando sempre a frase que está sendo cantada no momento.

Baixar o TuneWiki.

Winamp para Android

Antes do iTunes da Apple surgir e se apropriar de todas as mídias, o reprodutor de músicas de maior apelo popular era, inquestionavelmente, o Winamp.

Criado para os computadores em 1997, esse programa sempre possuiu uma bela interface e fez parte de toda a evolução do compartilhamento de músicas ao longo dos anos. Agora ele também está disponível gratuitamente para o Android.

Embora não se destaque por alguma função em particular, o reprodutor de músicas da Nullsoft possui milhões de usuários no mundo Android. Seu apelo popular segue a fama do nome e o programa não decepciona. Com funções básicas para criações de playlists, reprodução aleatória e widgets para a tela principal, o Winamp para Android é uma ótima opção para quem procura um reprodutor completo e que seja de uso fácil.

Contudo, além dessas opções, o Winamp traz duas interessantes inovações:

  • A possibilidade de acessar músicas pela rede Wi-Fi, caso haja algum servidor de mídia na rede;
  • A capacidade de reproduzir o maior número de tipos de mídia.

Baixar o Winamp.

Songbird para Android

Outro programa que fez sua fama inicialmente nos desktops, também partiu para o mundo mobile. Ele compartilha uma interface que lembra muito a versão dos computadores. Com uma maneira simples e intuitiva, o usuário pode procurar por suas mídias que estejam gravadas no aparelho e criar listas de reprodução com facilidade.

Mas o programa também possui alguns diferenciais. Assim como o MixZing, ele tem um widget que se sobrepõe à tela de bloqueio, facilitando o acesso ao aplicativo sem precisar destravar o aparelho. A partir do Songbird também é possível compartilhar o que se está ouvindo diretamente no Facebook, ou ainda importar imagens referentes ao artista a partir do Tumblr.

Baixar o Songbird.

Para quem quer ir além

Se você for apaixonado por música, existem ainda diversos aplicativos disponíveis no Android Market para tornar essa experiência única. Alguns dos mais interessantes compreendem programas de rádio e de reconhecimento de músicas.

Shazam e SoundHound

Esses dois programas são com certeza os mais famosos quando o assunto é reconhecimento de músicas. E ambos funcionam de formas muito parecidas. Basta tocar a música, cujo nome seja desconhecido, e ativar o programa. Ele então irá reconhecer o que está tocando, procurar em um banco de dados na internet e retornar com as informações da música.

Em um teste comparativo, o aplicativo SoundHound efetuou o reconhecimento de uma música nacional não muito conhecida de forma mais rápida. Contudo, a diferença foi muito pequena e ambos os aplicativos oferecem o que prometem.

Baixar o Shazam ou o SoundHound.

Streaming de música

Ao procurar por uma rádio para tocar músicas aleatórias, ou por um aplicativo que toque somente as suas favoritas sob demanda, o Android possui diversas opções.

Para facilitar a escolha, abaixo citaremos algumas dessas opções disponíveis no Brasil:

Grooveshark: para quem deseja ouvir somente suas músicas favoritas, ou procurar por artistas independentes, o Grooveshark é uma ótima opção. O serviço possui uma grande biblioteca e é possível sincronizar com sua conta feita no desktop, permitindo assim, ouvir as listas de reprodução de qualquer lugar.

Indicado para: fãs de música independente e para aqueles que querem mais controle sobre sua lista de reprodução.

Last.fm: esse aplicativo provavelmente é o que mais possui opções de streaming dessa lista. Além de oferecer a alternativa de tocar músicas conforme dados do perfil, ele ainda mostra artistas semelhantes, recomendações, mais tocadas e o que outros usuários estão ouvindo. Aliás, as opções de compartilhamento do Last.fm também são bem completas, facilitando que sejam feitas recomendações pela rede.

Indicado para: pessoas que queiram descobrir músicas novas e compartilhar o que estão ouvindo.

XiiaLive Lite e TuneIn Radio: esses programas têm funcionamento muito parecido e o que os difere são as bases de dados. Com eles é possível procurar por rádios do mundo todo, por gêneros ou artistas preferidos.

Indicado para: pessoas que não precisam de outras funções, além da poderem ouvir uma boa música a qualquer momento.

Não encontrou o seu aplicativo de músicas favorito nessa lista? Então use os comentários e ajude outros usuários do sistema Android a terem a melhor experiência de uso possível.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.