5 aplicativos para tunar suas fotos no Android

Aplique efeitos profissionais às suas fotos diretamente no celular.

Telefones com Android estão ficando cada vez melhores, com telas maiores, maior poder de processamento, uma infinidade de aplicativos e muitas outras funções. Entre todas as melhorias, uma das mais promissoras é a melhoria das câmeras, que já não deixam nada a desejar em relação à qualidade.

Hoje é possível gravar vídeos em Full HD direto do celular, tirar fotos em ambientes com pouca iluminação devido ao poder dos flashes xênon e diversas outros ítens. Contudo, às vezes o melhor hardware não é suficiente e você precisa usar alguns aplicativos extras para editar as imagens e deixá-las ainda mais profissionais.

Seja para recortar imagens, remover olhos vermelhos, alterar a cor, iluminação etc, você definitivamente precisará de um aplicativo de edição de imagens. Entretanto, devido à facilidade de se criar programas para Android, diversos deles não alcançam o padrão desejado. É por isso que fizemos esta lista, trazendo alguns dos melhores aplicativos gratuitos para edição de imagens disponíveis no Android Market.

Portanto, sem mais delongas, dê uma olhada na lista que fará você economizar um tempo precioso editando imagens no seu computador. Se você usar algum outro programa interessante que não esteja nessa relação, sinta-se a vontade para falar sobre ele nos comentários!

PicSay 

O PicSay é um dos aplicativos mais fáceis de usar da lista. Com ele você pode adicionar balões de texto, título, desenhos e alguns outros itens às suas fotos. Ele também lhe dá a possibilidade de fazer melhorias na imagem, colocando efeitos bem interessantes.

O usuário pode levar algum tempo até se acostumar à interface do aplicativo, contudo nenhum conhecimento avançado é necessário. Apenas “brincando” com o PicSay, facilmente qualquer pessoa se adaptará ao programa. Entretanto, caso haja alguma dificuldade, o aplicativo oferece uma sessão de ajuda, dando dicas da melhor maneira de utilizá-lo.

Entre as opções de edição, existem as seguintes:

Por fim, depois de editar a imagem, o programa ainda oferece diversas opções de exportação. É possível enviar a foto diretamente para o Facebook ou Twitter, salvá-la no cartão de memória ou usá-la como papel de parede do aparelho.

Baixar o PicSay.

Photoshop Express

Ter o Photoshop Express instalado no seu aparelho é como carregar o famoso editor de imagens do PC com você a todo o momento. Com a vantagem de ser portátil e extremamente mais fácil de usar.

A interface inicial automaticamente cria miniaturas das fotos da sua câmera, o que facilita bastante na hora de escolher a imagem a ser editada. Após selecioná-la, você será levado à tela de edição de imagens.

Infelizmente, apesar do nome, as funções do aplicativo são um pouco limitadas, afinal era natural esperarmos mais do Photoshop. Entretanto, elas não decepcionam e trabalham muito bem. As ferramentas disponíveis são:

O melhor do aplicativo é que depois de editar as fotos, você pode também enviá-las com facilidade para o Facebook, TwitPic ou pra própria Photoshop.com.

Considerando que a Adobe disponibiliza o aplicativo gratuitamente no Android Market, o Photoshop Express é mais uma boa opção de edição de imagens, obviamente, sem todo o poderio do seu irmão nos desktops.

Baixar o Photoshop Express.

Skitch

Desenvolvido pela Evernote, mesma empresa responsável pelo famoso programa de organização e anotações homônimo, o Skitch é um pouco diferente dos outros programas dessa lista. Isso porque ele não aplica efeitos nas fotos, mas sim funciona como uma versão simplificada do MS Paint.

O aplicativo possibilita ao usuário colocar uma série de textos e contornos úteis às fotos. É como se seguisse o mesmo conceito do Evernote para fazer anotações, entretanto, com ele, as anotações ficam acopladas nas fotos. Pode ser usado, por exemplo, para adicionar o endereço do restaurante da foto ou o nome da pessoa que aparece nela.

A interface é bastante simples de usar e, embora seja toda por ícones e não por texto, basta usar cada ícone uma vez para saber a função desempenhada. Por fim ainda é possível compartilhar sua foto com qualquer sistema online, como Facebook, Twitter, email e outros.

Baixar o Skitch.

Retro Camera

Também seguindo um conceito diferente de edição de fotos, o aplicativo Retro Camera não lhe permite efetuar edições manualmente nas fotos, mas sim ele as aplica de maneira automática.

O que o programa faz é na verdade simular um modelo de câmera antiga, seguindo todos os detalhes que eram peculiares a cada modelo. Dessa forma, as fotos ficam com um tom nostálgico muito bem aplicado. São seis os modelos de máquinas disponíveis:  The Bärbel, The Little Orange Box, Xolaroid 2000, Pinhole Camera, FudgeCam e a Ripsteroku.

Clicando nas câmeras disponíveis, o programa apresenta informações sobre elas, como comparações de contraste e saturação, além de demonstrar um exemplo de foto tirada com o modelo escolhido. Ao selecionar a câmera, a interface do aplicativo também muda para se adaptar.

Devido à maneira automática que o programa aplica os filtros às imagens, as fotos tem certo atraso, portanto o ideal é usar o aplicativo para retratar imagens estáticas. A galeria também apresenta um traçado muito interessante e nostálgico, demonstrando que o aplicativo foi feito com muito detalhe e estilo.

Por fim as imagens ainda podem ser compartilhadas com o Facebook, Twitter ou email, em forma de um cartão postal.

Baixar o Retro Camera.

BeFunky

O BeFunky é provavelmente o aplicativo mais completo dessa lista. Ele permite a adição de diversos efeitos às fotos de forma extremamente simples e intuitiva. O programa oferece uma enorme gama de opções, com aproximadamente 50 efeitos diferentes e 40 molduras para serem escolhidas.

Além de aplicar os efeitos desejados, o aplicativo ainda proporciona melhorias de cor, contraste e saturação, deixando a edição com uma aparência muito profissional. Isso torna os efeitos também muito mais úteis, pois cada um deles ainda conta com uma barra para selecionar a intensidade da aplicação, evitando que eles fiquem muito pesados.

O programa é estável e rápido. A opção de poder pré-visualizar os filtros antes de aplicá-los ainda o diferencia dos demais. Quanto ao compartilhamento, as fotos podem ser enviadas diretamente ao Facebook e ao Flickr.

Infelizmente o programa necessita do Adober AIR para poder funcionar. Esse complemento pode se tornar um problema para alguns aparelhos, visto que ele ocupa 16MB de armazenamento.

Baixar o BeFunky


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


RELACIONADOS
COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO