Análise: smartphone Xperia SP [vídeo]

11 min de leitura
Imagem de: Análise: smartphone Xperia SP [vídeo]

Recentemente, fomos convidados pela Sony Mobile para comparecer a um evento promocional no jogo de abertura da Copa das Confederações, em Brasília. Lá, tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto o novo smartphone da marca: o Xperia SP.

Um dos diferenciais oferecidos por esse aparelho é o suporte para tecnologias que normalmente são encontradas apenas em dispositivos “premium”, que custam mais de R$ 2 mil, como o acesso a redes 4G e a conectividade via NFC.

A ideia é permitir que um número maior de pessoas tenha acesso a tais recursos. Aproveitando a chance ofertada, fizemos uma bateria de testes para averiguar o custo-benefício deste modelo.

Especificações

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Aprovado

É pura elegância

Definir se um aparelho é bonito ou não pode ser mais difícil do que parece, pois cada pessoa possui um gosto diferente. Contudo, quando perguntamos para vários editores da nossa redação sobre o visual do Xperia SP, a resposta foi unânime: ele é um gadget bastante elegante.

A sua aparência é formada por traços retos, mas sem que o seu design perca a linearidade. Esse visual mais “quadrado”, aliado a algumas características peculiares do dispositivo — como a estrutura transparente na sua parte inferior —, promove um ar de sofisticação ao smartphone da companhia japonesa.

Todavia, beleza não é tudo quando estamos falando de aparelhos eletrônicos. Afinal, eles também precisam ser funcionais. Nesse sentido, o Xperia SP não nos decepcionou e mostrou que a fabricante se preocupou em caprichar nos mínimos detalhes.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Os encaixes da sua carcaça são impecáveis, tanto que, quando o pegamos pela primeira vez, tivemos a impressão que fosse “selado”, assim como o iPhone. Tudo nele é bastante firme, incluindo conectores e botões. Apesar disso, você não precisa exercer grande pressão para interagir com tais recursos físicos.

O material utilizado na tampa traseira, embora seja liso, aparenta ter efeito antiderrapante. Além disso, essa parte da estrutura é opaca, evitando que o aparelho fique cheio de marcas de dedos ou seja riscado facilmente.

Apesar de não ser extremamente fino, o Xperia SP se encaixa bem na mão e a leve curvatura da sua parte traseira torna a pegada bem agradável. Essa combinação de características passa uma sensação de robustez.

Imagens quase perfeitas

A tela do Xperia SP possui 4,6 polegadas. Tal dimensão não é a maior entre os demais modelos da sua categoria, mas esse tamanho se mostrou funcional e agradável para navegar na web, usufruir de jogos e interagir com apps de redes sociais sem dificultar a pegada do gadget. Você alcança toda a área do display sem precisar ficar esticando o dedo.

Mas não é apenas o seu tamanho que chamou nossa atenção. A tela empregada por este aparelho conta com uma excelente resolução de imagem: 1280x720 pixels, com especial destaque para a densidade de 319 ppi — valor bem próximo ao do iPhone 5 e seus 326 ppi.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Não poderíamos deixar de citar a tecnologia Sony Mobile BRAVIA Engine 2, semelhante à usada nas TVs da marca, a qual é responsável pela reprodução de imagens com um ótimo nível de contraste e de iluminação, promovendo cores vivas e excelente nitidez.

Assim, é possível extrair o máximo de conteúdos em alta definição. A resposta aos toques no seu display se mostrou bastante eficiente, com elevada precisão e sem atrasos. Por fim, a tela conta com um reforço do Corning Gorilla Glass para evitar que seja arranhada com facilidade.

Sem chiados e distorções

A Sony é famosa por oferecer produtos com excelentes sistemas de áudio. No Xperia SP, essa “tradição” foi mantida. Com alto-falantes qualificados, o novo smartphone da japonesa é capaz de proporcionar uma experiência audiovisual que beira a perfeição.

Mesmo com o volume no máximo, as reproduções não apresentaram distorções. Tanto agudos quanto graves foram executados sem qualquer chiado em músicas com arquivos originais de boa procedência. Durante jogos, essa mesma qualidade foi percebida e comprovada.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Para complementar essa parte da análise, fizemos alguns testes para verificar a ambientação 3D promovida pelo sistema de áudio do SP e o resultado foi excelente. A movimentação de elementos sonoros é extremamente realista — algo importante enquanto você assiste a uma gravação ou joga um game.

O aparelho avisa quando o limiar de som ultrapassa os 80% e que isso pode causar danos à sua audição, uma função que deveria estar em qualquer equipamento eletrônico que reproduza sons. O fone que o acompanha se mostrou bastante confortável, se encaixou bem na orelha e não possui aqueles revestimentos que fazem a pele coçar.

Com um toque e em alta velocidade

De acordo com a própria Sony, o SP é fruto de um esforço que a empresa tem adotado como estratégia de negócio na qual tecnologias de ponta, que geralmente são oferecidas apenas por produtos acima dos R$ 2 mil, são empregadas em modelos com preços mais acessíveis.

No caso deste modelo, os principais diferenciais nesse sentido são a presença do NFC, recurso para o compartilhamento de dados e comandos por proximidade, e do suporte para a rede de dados móveis LTE — mais conhecida como 4G.

Com base no NFC, o Xperia SP disponibiliza uma função chamada One-Touch, com a qual você é capaz de encaminhar fotos entre dois smartphones, reproduzir músicas do player em uma caixa de som, efetuar backups dos seus arquivos ou exibir o que está sendo apresentado na tela do portátil em uma TV (por enquanto apenas modelos da linha BRAVIA) somente encostando o celular em um aparelho compatível com tal funcionalidade.

Por sua vez, acessando a rede 4G você consegue navegar por uma internet várias vezes mais veloz do que a atual infraestrutura do 3G proporciona. Nós fizemos alguns testes e alcançamos taxas de download de até 68,28 Mbit/s. Obviamente, esse índice deve cair com o aumento de usuários ao longo do tempo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Muitas horas de uso

A bateria pode ser considerada a grande vilã dos equipamentos portáteis. Com tantos recursos e formas de conectividade, é ela quem sofre para fornecer a demanda de energia necessária para fomentar dispositivos cada vez mais “famintos”.

Para averiguar a resistência da bateria de 2.370 mAh do Xperia SP, ajustamos o brilho de tela e o volume em 50%, conectamos o gadget à internet e executamos um vídeo em HD até esgotá-la.

De acordo com nossas estimativas, tendo como base os tempos anotados, uma carga consegue reproduzir aproximadamente 6 horas e 15 minutos de gravações — uma marca bastante elevada e que é alcançada por poucos dispositivos na atualidade.

Como se isso não bastasse, o Xperia SP conta com uma função chamada Stamina, a qual tem como objetivo poupar energia. Para isso, sempre que a tela do aparelho estiver inativa, as conexões WiFi ou com redes de dados móveis são bloqueadas. Na prática, esse mecanismo se mostrou funcional. Deixamos o smartphone em standby por uma hora, reduzindo a carga de energia em apenas 2%.

Imagens de primeira

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Outro atrativo do Xperia SP ressaltado pela fabricante é a sua câmera. Embora ela tenha “somente” 8 megapixels (existem smartphones com até 12 MP), o seu grande diferencial é o Sensor Exmor RS. Esse componente de captura permite um ajuste mais refinado em relação à luminosidade do ambiente.

Isso é importante para reduzir a chamada “granulação” de fotografias capturadas em lugares com pouca luz. Outras características da câmera deste modelo que merecem destaque são os 16x de zoom digital, o suporte para HDR e a possibilidade de gravar vídeos em alta definição (até 1080p).

Como base comparativa, tiramos as mesmas fotos com o Xperia SP, o Galaxy S3 e o iPhone 4S, em ambientes com baixa e boa luminosidade. De maneira geral, a câmera do dispositivo da Sony é bem equiparada com o gadget da Apple, com uma leve superioridade no quesito contraste de cor para o produto da Maçã — algo melhor percebido nas capturas feitas no local com menor iluminação.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

No embate com o modelo da Samsung, o SP se mostrou bem superior em todos os aspectos, tanto em nitidez como em contraste e resolução de imagem. O resultado da captura do Galaxy S3 no ambiente com baixa luminosidade foi tão ruim que não achamos válido colocá-la ao lado das demais fotos para comparação. No fim, o novo smartphone da companhia japonesa pode tirar fotos muito bonitas.

Aplicativos exclusivos

A edição personalizada do Android adotada pela Sony no Xperia SP traz, além da interface diferenciada, alguns aplicativos exclusivos. Entre os softwares disponibilizados, os que mais se destacam são o WALKMAN, um player de música com recursos bem práticos e um visual descolado, e o Álbum — galeria de imagens que possui animações tridimensionais e opções de seleção e compartilhamento facilitadas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Reprovado 

Um pouco acima do peso

Se por um lado o uso de materiais mais resistentes dá a sensação de robustez, isso faz com que o equipamento ganhe um “sobrepeso”. O Xperia SP pesa 155 gramas. Esse valor não chega a ser um peso absurdo, o qual fará você sentir cansaço nas mãos por segurá-lo por muito tempo.

Porém, aliado à espessura de 0,9 cm, ele é suficiente para que a presença do gadget no bolso seja sempre percebida. Se comparado aos seus concorrentes diretos, fica claro que ele está um pouco acima do peso.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Por exemplo, o Samsung Galaxy S3 tem 133 gramas e o HTC One X possui 130 gramas, o mesmo valor apresentado pelo Galaxy S4. Essa diferença é ainda maior quando o comparamos ao iPhone 5 e os seus meros 112 gramas.

Luzes desnecessárias

A grande maioria dos smartphones possui um mecanismo de notificação visual. Geralmente, esse recurso é um ponto luminoso fomentado por um único LED e fica próximo ao sensor de proximidade para avisá-lo de que houve algum tipo de atividade no sistema operacional. O Xperia SP reinventou essa funcionalidade.

Para isso, o aparelho tem na parte inferior da sua estrutura, que é transparente, uma série de emissores de luz. Assim, sempre que você receber um novo email ou mensagem em redes sociais, além de existir uma atualização ou uma chamada perdida no aparelho, por exemplo, uma intensa luminosidade é emitida.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Até aí, tudo bem. Porém, o que não nos agradou foi o fato de esse mecanismo acender também quando uma imagem é exibida ou uma música é executada — inclusive acompanhando o ritmo da canção.

Há quem goste de tal extravagância, mas em uma enquete rápida no nosso escritório pudemos perceber que a grande maioria das pessoas acha isso completamente desnecessário. É válido ressaltar que tal função pode ser desabilitada a qualquer momento — o que não elimina a pouca utilidade desse recurso, sem falar que são luzes a mais para consumir energia.

Testes de desempenho

Benchmarks

Para verificar o desempenho do Xperia SP, realizamos testes com os benchmarks AnTuTu v3.3.1, que analisa a performance do processador e a reprodução de gráficos 2D e 3D, e o Vellamo, o qual efetua medições de velocidade de comunicação com a rede, HTML5, JavaScript, rolagem de tela e muitos outros.

Em pontos: quanto mais, melhor. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

 Em pontos: quanto mais, melhor. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

 Em pontos: quanto mais, melhor. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Como você pode conferir nos quadros comparativos acima, o desempenho do novo smartphone da companhia japonesa está de acordo com a sua categoria. Nos testes do AnTuTu, ele superou com folga o Samsung Galaxy Note e ficou bem próximo aos Galaxy S3 (talvez o seu maior concorrente), Galaxy Note 2 e Nexus 4.

No quesito HTML5 do Vellamo, o Xperia SP superou todas as expectativas e bateu aparelhos que, em teoria, são bem superiores na configuração de hardware, incluindo Xperia ZQ e Galaxy S4 com CPU de quatro núcleos.

Por sua vez, na seção Metal deste mesmo benchmark, o mais recente gadget da Sony voltou a impressionar, mostrando uma performance bem superior à do Galaxy S3 e que ficou entre o Galaxy S4 e o Xperia ZQ.

Na prática

Esses números se refletiram em um ótimo desempenho percebido, ou seja, na rotina de uso que tivemos com o aparelho. Durante o período que pudemos testá-lo, o Xperia SP não apresentou travamentos ou lentidão de telas em nenhum momento, nem falhas na abertura ou fechamento de aplicativos.

E o cotidiano de uso não foi nada leve. Principalmente nos dias que antecederam e sucederam a campanha promocional da Sony, exigimos bastante do aparelho acessando redes sociais, páginas da web, executando vídeos, efetuando upload de fotos, fazendo análises de rede de dados e muito mais.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Quando o assunto é games, o Xperia SP não deixou a desejar. Instalamos e rodamos jogos com grande exigência de hardware, como Batman: O Cavaleiro das Trevas Renasce e Velozes & Furiosos 6: O Jogo, e o gadget deu conta do recado.

Chamadas de voz

Outra função importante em um smartphone é a chamada de voz. Enquanto estivemos com o Xperia SP em mãos, realizamos algumas ligações e comprovamos a qualidade de áudio, tanto para ouvir a pessoa do outro lado da linha como a transmissão do que falávamos.

Mesmo estando em cidades bem distantes, Brasília e Curitiba, conseguimos nos comunicar sem qualquer dificuldade. Obviamente, isso também depende da excelência das operadoras usadas.

Vale a pena?

O preço sugerido para o Xperia SP é R$ 1.299. Esse valor está abaixo daqueles que, com base na configuração de hardware, podem ser considerados seus concorrentes diretos. Entre eles, o iPhone 4S custa R$ 1.699, o Samsung Galaxy S3 é encontrado por preços que vão de R$ 1.319 a R$ 1.699 e o HTC One X é vendido entre R$ 1.299 e R$ 2.189.

Tendo em mente tal fato e se colocarmos na balança as características e o desempenho apresentados pelo smartphone da Sony, podemos concluir que este aparelho tem um ótimo custo-benefício.

Se você está procurando um aparelho que proporcione uma experiência audiovisual qualificada, execute os jogos mais recentes e pesados, permita que você navegue em altíssima velocidade e ofereça uma câmera capaz de registrar belos momentos, vale a pena ao menos estudar a sua compra. Sem dúvida, os pontos positivos apresentados pelo Xperia SP se sobressaem às suas “falhas”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.