Sinal fraco? Saiba como acelerar a conexão 3G de seu Android

2 min de leitura
Imagem de: Sinal fraco? Saiba como acelerar a conexão 3G de seu Android

Quem possui contrato com validade para conexão 3G certamente já passou por situações desconfortáveis devido à lentidão de acesso à rede. Mas um desenvolvedor do fórum XDA Developers promete a solução a quem deseja melhorar a velocidade de sua internet móvel. Criado pelo membro bahathir, o método consiste na modificação de um arquivo para a habilitação do protocolo de compressão Van Jacobson TCP/IP.

De acordo com internautas que também fazem parte da comunidade do XDA Developers, o processo de fato é capaz de acelerar a conexão 3G. Antes de seguirmos rumo à execução da modificação do tal arquivo, porém, algumas observações devem ser feitas. Veja quais condições precisam ser observadas e apenas então execute o passo a passo descrito abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atenção!

A habilitação do protocolo Van Jacobson TCP/IP exige acesso às certificações de superusuário. Significa que alterações serão feitas sobre os dados do sistema Android. Conforme já mencionado por um de nossos artigos, a execução de processos em aparelhos com root implica na perda de toda a garantia.

Trocando em miúdos, quer dizer que se danos forem causados ao seu smartphone, ninguém pode ser responsabilizado. Portanto, execute o tutorial descrito a seguir por sua conta e risco. Nota: nem todos os dispositivos com conexão 3G podem ser submetidos ao método para aceleração de velocidade.

Vamos lá!

Baixe a extensão Options.7z por meio deste link e a extraia a partir de um descompactador (como o 7Zip ou Unzip, por exemplo). Copie e cole o arquivo descompactado options em um local qualquer do seu aparelho – e memorize a partição, pois precisaremos acessá-la novamente logo a seguir!

Faça o download de um gerenciador de arquivos – recomendamos o ES File Explorer, disponível aqui de graça. Em seguida, conceda ao aplicativo permissões de SU e de explorador de root: toque sobre o canto superior esquerdo de ES File Explorer e ative a chave para “ON” na opção “Explorador Root”.

Agora, também via ES File Explorer, encontre o arquivo descompactado options, mantenha seu dedo pressionado sobre ele e clique em “Copiar”.

Junto da página inicial do gerenciador, acesse a opção “Dispositivo” e navegue pelas pastas do seu Android; siga por system/etc/ppp, abra a pasta “ppp” e cole a extensão options.

Permissões

As propriedades do arquivo options devem ser alteradas para que a velocidade de conexão 3G possa ser otimizada. Para tanto, toque e segure sobre options (que já deve estar anexado junto de “ip-up-vpn” na pasta “ppp”) e, em "Mais", acesse as “Propriedades”.

Atenção: o arquivo options já deverá estar colado na pasta "ppp".

Em “Permissões”, clique sobre “Alterar” e ajuste as opções de acordo com a imagem postada acima: desative “Gravar” para “Proprietário”, “Grupo” e “Outros” e mantenha as demais configurações intactas – note que, então, as novas permissões passarão a exibir o perfil “r-x r-x r-x” como propriedades do arquivo options.

As permissões devem ser ajustadas nos conformes da imagem acima.

Reinicie seu celular e pronto! Ative sua conexão 3G e use um aplicativo para avaliação da velocidade de sua internet (consulte opções aqui).

Problemas?

Se a modificação do arquivo para a habilitação do protocolo Van Jacobson TCP/IP gerou problemas à sua conexão, repita o procedimento listado acima e, na pasta “ppp”, delete o arquivo options.

....

Sua conexão 3G é estável? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.