Seleção: aplicativos online para quem gosta de 3D, mas não quer instalar nada

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: aplicativos online para quem gosta de 3D, mas não quer instalar nada

Coisas em 3D são a nova onda do século XXI. Uma ideia já antiga que voltou com força total após o megassucesso de Avatar (EUA, 2009) ganha a web em vários aspectos. O Baixaki publica agora uma seleção de aplicativos online para você se divertir no PC em terceira dimensão.

São 10 aplicativos ao todo nos quais será possível criar avatares, projetar cômodos para mobiliar ambientes, participar de chats, criar animações e se divertir em todas as dimensões. Sem mais delongas, vamos à seleção!

Avatar

Avatara

Alguns programas permitem que você se “transporte” para a internet. O Avatara funciona mais ou menos assim: você acessa o aplicativo online e cria um avatar em três dimensões utilizando como base suas próprias feições, o que deixa o boneco com a sua cara (literalmente).

Após captar o formato do seu rosto por meio de uma foto, é possível alterar as roupas que ele usa, assim como cor da pele, cabelo e olhos e escolher uma animação para seu avatar antes de compartilhar com os amigos.

Avatarize Yourself

Como dito anteriormente, o filme Avatar, de James Cameron, foi um grande sucesso mundial, tanto é que alcançou a marca do mais visto no cinema no mundo todo. Embarcando nessa onda de seres azuis, o Avatarize Yourself dá a você o poder de se transformar em um Na´vi.

Avatarize-se!

Assim como o Avatara, este aplicativo também utiliza uma foto de seu rosto como base para criar o personagem. A diferença fica pelo fato de que aqui somente é possível “reproduzir” sua cabeça. Contudo, o resultado é realmente interessante para quem se tornou fã do maior sucesso de bilheteria de todos os tempos.

Obsessive Ink

Um clone repleto de detalhes e baseado em suas fotos, assim é o Obsessive Ink. Você envia uma fotografia, seleciona um trecho da imagem para que sejam adicionados detalhes de seu rosto ao clone e aguarda para que a foto seja processada e você possa personalizar seu avatar.

No rosto você pode modificar algumas opções quanto aos olhos, cabelo e pele. Personalize o corpo, escolhendo tatuagens e tudo mais. Por fim, escolha as roupas de seu avatar e finalize a criação de um clone diretamente do navegador.

PhotoFace 3D

Que tal ver uma foto de seu rosto em três dimensões? O PhotoFace 3D faz isso! Envie uma fotografia de seu rosto, ajuste o zoom, organize os marcadores nos pontos-chave de seu rosto (olhos, boca, nariz e bochechas) e aguarde o processamento das informações.

Depois disso, é só deixar a criatividade rolar e então brincar à vontade com seu rosto em 3D. Aumenta, diminui, puxa daqui e estica dali. Se desejar, adicione uma trilha sonora para incrementar ainda mais seu clone.

Projetar cômodos

Quem nunca se divertiu vendo panfletos de venda de casas e apartamentos, em que apareciam pequenas plantas mobiliadas? Ou então jogando The Sims e construindo sua própria residência, equipando-a de acordo com as condições financeiras de seu personagem?

Autodesk Homestyler

Com o Autodesk Homestyler você tem um aplicativo online e gratuito para fazer exatamente isto: mobiliar uma casa (e em 3D). Adicione poltronas, janelas, abajures, mesas, eletrônicos e tudo o que for possível para projetar o posicionamento da mobília, seja para fins profissionais ou apenas por diversão.

Mobilie em 3D

Roomle

O Roomle funciona de modo praticamente igual ao Autodesk Homestyler. Posicione os móveis, defina o tamanho e a quantidade dos cômodos, organize as ideias e projete como será mobiliada sua casa - ou apenas brinque de decorador em terceira dimensão.

Floorplanner

A casa e o jardim. O quarto e a lavanderia. Tudo isso pode ser projetado diretamente do seu navegador com o Floorplanner. Ao finalizar sua criação, compartilhe-a por meio de inserção em site ou blog com o código HTML ou então salve ou imprima a imagem.

Chat

Usar a internet proporciona algumas formas de contato bem interessante com pessoas distantes. Conversas com voz, vídeo e digitação são métodos mais “tradicionais”, mas com alguns serviços permitem a criação de avatares para conversa e interação em três dimensões.

Meepe

Um deles é o Meepe, uma espécie de “mundo online” no qual você cria um personagem, pode ter uma residência e fazer amigos. Acesse uma sala, dê “vida” ao seu avatar, compre roupas, marque encontros, decore os ambientes e, o mais importante, bata papo! São várias as possibilidades de personalização para o usuário.

Animações

Com isso é possível mexer a imagem e ter a ideia de perspectiva, algo que confirma a visualização em três dimensões. Além de simplesmente visualizar no PC, você pode imprimir a imagem e continuar com a mesma visualização de quando ela ainda era apenas um arquivo no computador.

Animasher

Muita gente tem criatividade de sobra, mas poucos recursos técnicos para criar animações. O Animasher é uma solução para isso, pois funciona direto do navegador, é gratuito e bastante simples para a criação de pequenas animações com montagens de fotos e tudo mais.

O aplicativo ainda dispõe de uma série de dicas elaboradas pelos próprios desenvolvedores que devem tornar ainda mais fácil o trabalho de qualquer animador amador que se aventurar nos domínios do Animasher. Então coloque a inspiração para fora e mãos à obra!

Xtranormal

Um tanto mais elaborado que o Animasher, o Xtranormal permite a criação de animações de modo mais complexo e com resultado de grande qualidade. Várias ferramentas, possibilidade de inserção de falas, remixagem e edição misturando vídeos de outros usuários do serviço, tudo isso de graça e sem instalar nada.

Essa foi a seleção de aplicaitivos online que trabalham com 3D. Se você tem alguma sugestão que não consta aqui, compartilhe com todos via comentários.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.